FAKE NEWS ELEITORAL – TC repudia ‘falsificação grosseira’ de capa por apoiadores de Daniel e cobra ‘devidas investigações’

528

A Editora Tribuna do Cricaré, responsável pela publicação do jornal Tribuna do Cricaré (TC), cobra providências das autoridades quanto às “devidas investigações” de fake news eleitoral por administradores de fanpages de apoiadores do prefeito Daniel Santana, que concorre à reeleição, contra o governador Renato Casagrande, os adversários políticos Carlinhos Lyrio (candidato a prefeito pelo Podemos) e Freitas (ex-deputado e presidente municipal do PSB), além de empresários de São Mateus.

Em Nota de Repúdio publicada na edição desta quarta-feira (23/09), a TC qualifica como “atitude criminosa” a montagem e a distribuição, no domingo (20/09), de “falsificação grosseira de capa do jornal Tribuna do Cricaré (edição 6.091, de 19/09/2018), entregando-se ao afã da disputa eleitoral inconsequente e prejudicial às relações civilizadas”.

O CENSURA ZERO apurou e noticiou que a adulteração da capa da TC e a distribuição no Facebook e em grupos de WhatsApp ocorreram a partir da publicação simultânea da fake news eleitoral pela rede de páginas Boca no Trombone (pertencente a Dilton Pinha, porta-voz do prefeito Daniel nas redes sociais) e a página A VOZ DO POVO (apoiadora do prefeito).

A manchete falsificada fazia referência às eleições de 2016, utilizando montagem de fotos de 2018, quando Carlinhos Lyrio e Freitas concorriam a Deputado Estadual, e Renato Casagrande era candidato a Governador. À foto original de Carlinhos com Casagrande foi acrescentada uma foto de Freitas. A fake news já havia sido rechaçada nas Eleições 2018, conforme lembra a Nota de Repúdio.

“Assim como em 2018, o referido ato criminoso só pode ser entendido como desespero de quem está mergulhado em trevas e não dispõe de nome para sustentar, por si mesmo, as suas posições, recorrendo, de forma fraudulenta, à credibilidade e prestígio do jornal Tribuna do Cricaré”, destacou a Editora Tribuna do Cricaré.

Confira a publicação da fake news eleitoral por páginas apoiadoras do prefeito de São Mateus, Daniel Santana:

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!