FATOS & VIDA – A vida é um pleno processo de reconstrução!

502

POR LUCINETE OLIVEIRA*

Re-clamar é o mesmo que clamar novamente. Às vezes, reclamamos tanto que perdemos a noção e a direção do porto seguro da vida. Chegamos a ponto de remar, remar e aparentemente, nenhum vento nos ser favorável, pelo fato de só re-clamar!

Conseguimos até produzir boas ideias, mas nunca sonhos. Sonhos transformam vidas. Enquanto as ideias, fogem de nossas mentes.

Às vezes, de tanto reclamar, não somos capazes de gostar de certas pessoas, pelo que elas são, tentando adaptá-las às nossas expectativas, atrofiando valores humanos, sem saber o que significa estar na pele do outro, sendo defensivos e frios, sem nos importar com os que estão ao nosso lado que, por mais diferentes que aparentam ser, continuam, em todas as instâncias, sendo pessoas, seres humanos.

Assim sendo, não há do que reclamar ou remediar. Com isso, tem gente que passa uma vida fechado às realidades, colocando a culpa de suas frustrações nos outros, para tentar camuflar seu jeito de ser, sem nunca se esforçar para mudar de posição ou de opinião.

Precisamos entender que as coisas se alteram, as opiniões não são fixas como blocos fechados, unificados, como um fechamento da totalidade. À medida que vamos assistindo as lutas alheias pela vida, vamos sendo capazes de rever nosso mundo, mudar velhos hábitos e conceitos e continuar nos renovando nos sentimentos de aceitação e respeito ao próximo.

Descobrimos, que sempre há tempo de nos modificar para crescer, fugindo de manipulações, nos apegando a Jesus Cristo, que é o dono da vida, mestre transformador e reconstrutor de vidas, por excelência.

*Lucinete Oliveira é Professora. Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.

COMENTE ESTA NOTÍCIA!