FATOS & VIDA – Conflitos e Relações

357

POR LUCINETE OLIVEIRA*

Diante de movimentos constantes de busca, o ser humano torna-se produto e produtor, se diferenciando e se juntando, sem preocupar-se com apenas uma vivência ou realidade, exigindo, com isso, uma sequência de planejar e desplanejar, que inclui um processo de formação e de evolução do sujeito.

Isso faz parte do viver humano, no mundo e com o mundo, entrelaçado e adaptado a muitas realidades. Nesse aspecto, entra o diálogo; necessidade de interagir, mudar comportamentos, de pensar sobre o funcionamento do mundo, da vida e, na busca sobre a formação e existência humana, suas crises existenciais e interpretações de ideias e ideais.

O diálogo é um instrumento de interação e evolução humana que tem a capacidade de nos ensinar a trocar conhecimentos, expressar pensamentos, discutir conflitos e conviver com as contradições e mudanças. Se hoje muitas coisas não fazem sentido ou não nos dão respostas, não podemos nos desesperar.

Haverá um dia em que nada ficará no oculto, nos concluindo e concluindo nossas buscas. Aí sim, seremos capazes de entender e descobrir se estávamos fazendo as coisas de acordo com nossas forças, com a dedicação e a excelência que Deus espera de nós.

Pois a vida nos oferece diariamente chamados ao aprendizado, ao aperfeiçoamento, onde descobrimos possibilidades e oportunidades de sermos cada dia melhores, nos mostrando caminhos para sairmos da mesmice repetitiva e fazendo a diferença, organizando nossos sentidos, colaborando e atribuindo sentido ao mundo.

*Lucinete Oliveira é Professora. Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.

Contatos: E-mail: lucinete_oliva@hotmail.com

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA


COMENTE ESTA NOTÍCIA!