FATOS & VIDA – Duvide do que vem fácil!

104

POR LUCINETE OLIVEIRA*

Tudo muito fácil pode ser perigoso. Dizem por aí que tudo que vem fácil vai fácil!
Portanto, duvide do que vem fácil e aposte no que é difícil.

Tudo bem que viver olhando para as dificuldades, procurando maneiras mais difíceis de alcançar nossas vitórias, pode ser desestimulante, mas focar em maneiras muito fáceis ou desonestas também não é algo muito inteligente. “Todas as coisas me são lícitas,
mas nem todas as coisas convêm” (1 Coríntios 6:12). 

Mesmo sabendo que todas as nossas decisões são oportunidades de aprendizado e crescimento, cada pessoa na sua história de vida ou na sua área de autuação erra e acerta. Mas precisa ser sempre um aprendiz, pois todos erram e acertam e, com isso, vamos tirando lições de evolução.

Sabemos que as pessoas não esquecem nossas falhas, nós também não podemos esquecer, pois se ao errar praticando uma ação, ao refazer essa mesma ação não repetiremos erros anteriores, pois aprendemos que aquela forma de fazer tal coisa não deu certo; e permanecer em repetições, sabendo que não dará certo, é perder tempo; isso sim é crescimento!

E esse refazer, exige esperança em reiniciar e acertar e coragem para refazer com o que acabamos de aprender. Persistir, na arte de recomeçar, sem deixar que os outros façam por nós é sinônimo de inteligência; pois deixar os outros decidirem por nós é fácil, é confortável ter alguém que faça por nós, mas é perigoso.

Já que não podemos tomar decisões próprias, orientados pelas opiniões de quem está na mesma condição que nós.

*LUCINETE OLIVEIRA é professora, graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.

Contatos: E-mail: lucinete_oliva@hotmail.com

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!