FATOS & VIDA – Ninguém é digno de rótulos!

254

POR LUCINETE OLIVEIRA*

A sua humildade, a capacidade de conviver com os outros, a empatia, o carisma são mais interessantes do que rótulos. Rótulos são bonitos em vidros, latas, garrafas e caixas. Rotular seres humanos não é bonito nem fortalece a nossa identidade; nós temos características próprias que nos identificam e nos tornam únicos, não somos dignos de rótulos.

Porém, com o passar dos anos, a vida nos ensina a aprender a aprender, e esse processo de reaprendizagem inclui respeitar os outros com suas diferenças e ajudá-los a enxergar seus erros, sem rotular ou criticar.

Sabemos que entender e respeitar as diferenças, nem sempre é fácil. Mas ninguém, incluindo você, precisa ser perfeito para ser merecedor do respeito das pessoas, mesmo sabendo que existem convicções pessoais das quais não queremos abrir mão. E, pelo fato daquilo estar enraizados em nós, resistimos às mudanças.

Mesmo assim, não deixe de expressar suas opiniões diante das circunstâncias, nada é mais admirável do que ter coragem sem constranger os outros. Não se culpe por alguma atitude equivocada, todos nós cometemos erros e não adianta nada ficar remoendo o que passou. Afinal você não pode mudar o passado; o importante é tocar em frente, preocupando-se com o que está por vir, sem tomar a sorte como garantia de tudo.

Ninguém tem sorte, mas sim acúmulos de esforços. Afinal, fomos ensinados a não desistir das coisas com facilidade, pois a opinião alheia nos avalia e nos julga o tempo todo. E, diante dos julgamentos, precisamos ser fortes ou aprender a ignorá-los. Só assim conseguiremos ser felizes e livres.

Depois, todos cometemos erros. Ninguém é perfeito, e isso é natural do ser humano. Desapegar de julgamentos pode ser uma ideia valiosa. Portanto, pare de se preocupar com as opiniões lançadas sobre você, siga de cabeça erguida. Ninguém conhece as nossas dores.

Mesmo assim, saia do automático! Muda e faça a vida valer a pena, pois a vida é feita de instantes e a felicidade uma mera expectativa.

*Lucinete Oliveira é Professora. Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Gestão e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva e Políticas de Inclusão. Atualmente, cursa Licenciatura em Educação do Campo na Ufes.

Contatos: E-mail: lucinete_oliva@hotmail.com

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!