Freitas e Erasmo Negris comemoram sanção de lei que torna São Mateus a Capital Estadual das Especiarias: ‘reconhecimento’

-

O ex-deputado estadual Freitas, atual assessor especial da Casa Civil, e o ex-presidente e atual diretor administrativo da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac), Eramos Negris, comemoram a sanção, pelo governador Renato Casagrande, da Lei 11.132, de 2/06/2020, que confere a São Mateus o Título de ‘Capital Estadual das Especiarias’.  

A iniciativa da lei, publicada no Diário Oficial de 3 de junho, foi de Freitas no exercício do quarto mandato de deputado estadual, atendendo a uma demanda apresentada pela Coopbac. Foi o último projeto dele aprovado antes de deixar a Assembleia Legislativa.

“Fico muito feliz com essa sanção do governador Renato Casagrande, a quem agradeço pelo reconhecimento à importância de São Mateus no setor produtivo da agricultura”, salientou Freitas. O projeto de lei foi protocolado no dia 3 de fevereiro e foi aprovado pelo plenário da Ales no dia 5 de maio, em sessão virtual.

EX-deputado Freitas: “Fico muito feliz com essa sanção do governador Renato Casagrande, a quem agradeço pelo reconhecimento à importância de São Mateus no setor produtivo da agricultura”.

São Mateus é o principal município capixaba na produção de várias especiarias. “É o maior produtor de pimenta-do-reino, de pimenta jamaica, de pimenta rosa (aroeira), macadâmia e está iniciando a produção de gengibre”, detalha Erasmo Negris.

Ele destaca que o Município, pela localização em relação à Linha do Equador, tem aptidão para cultivo de inúmeras outras especiarias, como cravo da índia, canela, urucum e açafrão, dentre outros. “Tais produtos são importantíssimos para a gastronomia, indústria farmacêutica e de cosméticos”, acrescenta.

‘TÍTULO JUSTO’

O diretor da Coopbac, Erasmo Negris, analisa que, “diante desse cenário, nada mais justo de que buscarmos uma parceria para conceder ao Município o título de Capital Estadual das Especiarias”. Quanto à pimenta-do-reino em especial, ele frisa que São Mateus é o polo de produção no Espírito Santo: “É uma atividade de grande importância, que emprega muitos jovens e mulheres no cultivo e na colheita”.

Diretor administrativo da Coopbac, Erasmo Negris: “agenda positiva para entrega do título”

Erasmo recorda que a ideia surgiu após análise feita pela diretoria da Coopbac, que encaminhou ofício ao deputado Freitas solicitando a elaboração do projeto de lei 079/2020: “O deputado Freitas, de pronto, acatou a indicação e, sabiamente, requereu junto à Assembleia Legislativa do Espírito Santo”.

“Recebemos com muita alegria e satisfação a aprovação pelo plenário da Ales e a sanção do governador Renato Casagrande”, afirmou o diretor da Coopbac, adiantando a intenção de realizar uma “agenda positiva para entrega do título”.

Publicação da Lei 11.132/2020 no Diário Oficial do Espírito Santo em 3 de junho de 2020.

CONFIRA O TEXTO DA LEI 11.132/2020, QUE CONFERE A SÃO MATEUS O TÍTULO DE ‘CAPITAL ESTADUAL DAS ESPECIARIAS’: CLIQUE AQUI!

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!