Além das mudanças nas prefeituras capixabas, as eleições municipais vão fazer a famosa dança das cadeiras na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e também na Câmara dos Deputados. Com isso, quatro figuras conhecidas na política capixaba voltam a ser deputados: Freitas, Marcos Madureira, Luiz Durão e Neucimar Fraga. Este último, vai atuar como deputado federal.
Isso acontece porque 11 deputados estaduais se candidataram a prefeito em alguns municípios, neste ano, fazendo com que a cadeira na Assembleia ficasse vaga, caso ganhassem a eleição. Dessa lista, apenas Enivaldo dos Anjos (PSD), conseguiu ser eleito prefeito (em Barra de São Francisco, no Norte do Estado) no primeiro turno.
Com o resultado, a cadeira dele na Ales vai pertencer ao primeiro suplente de sua coligação: o ex-deputado Luiz Durão (PDT), a partir de 2021.
Outros dois deputados estaduais venceram a disputa no segundo turno neste domingo (29) e abriram espaço na Assembleia Legislativa: Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória, e Euclerio Sampaio (DEM), em Cariacica.
Como Pazolini venceu a eleição contra o petista João Coser com 58,50% dos votos, quem vai ocupar sua vaga em 2021 é o primeiro suplente da coligação: o ex-deputado estadual e ex- conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Marcos Madureira (PRP).
Já no lugar de Euclério, que venceu em Cariacica com 58,69% dos votos válidos, quem ocupa a cadeira na Assembleia é o primeiro suplente da coligação: o ex-deputado estadual José Eustáquio Freitas (PSB).
Para Brasília, a mudança vai ser por conta da vitória de Sérgio Vidigal (PDT) na Serra. O suplente na Câmara Federal é Neucimar Fraga (PSD), que volta a atuar como deputado federal. Ele já foi prefeito de Vila Velha.
DERROTA NAS URNAS
Outros oito deputados estaduais se candidataram a prefeituras no Estado, mas não ganharam a eleição: Alexandre Xambinho (PL), Bruno Lamas (PSB) e Vandinho Leite (PSDB) que concorriam na Serra; Gandini (Cidadania) e Capitão Assumção (Patriota), em Vitória; Doutor Hudson (Republicanos), em Vila Velha; Carlos Von (Avante), em Guarapari; e Marcos Garcia (PV), em Linhares.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA