IDENTIDADE PROFISSIONAL – Como desenvolver saúde mental no trabalho

791

POR ADRIANA BARBOSA*

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde-OMS informou que a saúde mental é “um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, sendo capaz de lidar com o estresse normal da vida, capaz de trabalhar de forma eficaz e bem-sucedida e ser capaz de contribuir para a sua comunidade”.

Quando lemos o texto acima verificamos que na realidade o que temos visto é que o efeito do trabalho na saúde mental do indivíduo tem sido uma questão de estudo e análise.

Constatamos que o trabalho tem dois lados, sendo um positivo, pois oferece ao empregado ou empregador a capacidade de socialização, de realização e o retorno financeiro; no entanto, o lado negativo pode surgir com o desgaste mental, provocando impactos sociais e econômicos, além do risco de acidentes.

Cuidar da saúde mental no ambiente laboral pode prevenir danos pessoais e coletivos e pode trazer muitos benefícios, tais como: satisfação pessoal, capacidade de superação, aumento na produtividade e a integração da equipe.

Investir na saúde mental é garantia de eficiência e valorização das pessoas.

Para 2023, eu desejo a todos equilíbrio emocional!

*ADRIANA BARBOSA é Psicanalista, Terapeuta e Coach. Ajuda pessoas a equilibrarem suas emoções e a alcançarem seus objetivos. Siga no Instagram: @adrianabarbosa_psi

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!