POR ADRIANA BARBOSA*
Cada trabalhador é um indivíduo e deve ser visto a partir de sua singularidade, que traz consigo suas crenças e experiências.
Aproveitar o potencial das pessoas e ajudar na resolução de conflitos é muito importante.
Na empresa tem diferentes tipos de pessoas que convivem cerca de oito horas por dia. Neste período os colaboradores passam por diferentes momentos e cada um tem uma maneira diferente de reagir. Alguns sentem-se pressionados para alcançar resultados, outros não e, ainda, não consideram isto uma pressão e, sim, o resultado que devem entregar. Isto é muito comum. Outros entram em processo de competição e outros não se preocupam com resultados.
O fato é que cada profissional classifica, mesmo que de maneira involuntária, de diferentes maneiras a carga emocional diante das situações enfrentadas diariamente no trabalho.
E em meio a toda esta diferenciação entre as pessoas, o gestor deve gerir todas estas situações para trazer os benefícios empresariais e promover o equilíbrio emocional dos colaboradores, além de manter um ambiente de trabalho saudável. O gestor deve ser preparado para atender estas demandas.
É importante entender que o capital humano é o ativo mais valioso de uma empresa para atingir suas metas e objetivos. Portanto, cuidar do emocional dos colaboradores é dar motivo para eles se levantarem e se sentirem felizes por estarem inseridos no mercado de trabalho e, especificamente, naquela empresa.
*ADRIANA BARBOSA é psicanalista, terapeuta e coach. Ajuda pessoas a equilibrarem suas emoções e a alcançarem seus objetivos. Siga no Instagram: @adrianabarbosa_psi
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