IDENTIDADE PROFISSIONAL – Mudança: como motivar a equipe

653

POR ADRIANA BARBOSA*

Quando pensamos em mudança vem em nossas mentes a palavra transformação. E transformação pressupõe uma alteração que pode ser de uma situação ou de um modelo, que podem ocorrer de maneira planejada ou, às vezes acontece de maneira inesperada.

E é neste momento que o líder deve ter a capacidade de sensibilizar e conquistar os colaboradores para enfrentarem juntos os novos desafios. Esclarecer que a dinâmica das mudanças é uma necessidade, uma vez que a transformação em alguma situação ou modelo da empresa pode ser por uma questão de sobrevivência e também uma maneira de visualizar melhor o futuro.

É natural que às pessoas temam as mudanças e fiquem apreensivos. Por isto, é importante que tais mudanças sejam esclarecidas, inclusive oferecendo a oportunidade para que os colaboradores deem suas sugestões e interajam, fazendo parte do processo.

Uma boa técnica para que os colaboradores entendam o processo de mudança é convocando para participarem e incentivando a visualizarem o futuro com boas perspectivas.

Estimular a aceitação da mudança pode ser feita por meio de reuniões, estimulando a participação, a discussão e as sugestões para a melhoria a ser implantada. Previamente podem ser aplicadas técnicas de motivação na preparação dos

colaboradores. Estas inserções motivacionais visam minimizar o temor e a rejeição. Pense nisto!

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro” (John Kennedy).

*ADRIANA BARBOSA é Coach e Palestrante Motivacional, Diretora da Ame Coaching.

Contato: (27) 99634-7610

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!