Faça uma reunião com os colaboradores e peça sugestões. Aceite as iniciativas dadas. E, se possível, premie a melhor sugestão dada. Discuta sobre qual deve ser a primeira a ser implementada ou quais devem ser implementadas imediatamente.

Envolva a equipe naquela iniciativa. Identifique os resultados que deseja alcançar com aquela sugestão. Após a implementação apresente os resultados.

Se por acaso alguma sugestão não for escolhida para o momento, explique, com sinceridade, os motivos que aquela sugestão não será aplicada no atual momento.

Agindo desta maneira, é certo que o gestor conseguirá despertar o entusiasmo da equipe e, consequentemente, o empenho para tornar a iniciativa uma realidade dentro da empresa.

Comprovadamente o fato de pedir a participação da equipe na formulação de novas ideias é um dos maiores fatores de motivação dentro da organização.

“Liderança é comunicar o potencial e o valor dos outros com tanta clareza que eles se sintam inspirados a vê-los em si mesmos” (Stephen R. Covey).

*Adriana Barbosa é Coach e Palestrante Motivacional, Diretora da Ame Coaching. Contato: (27) 99634-7610

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