IDENTIDADE PROFISSIONAL – Sou líder! E agora?

144

POR ADRIANA BARBOSA*

Existe aquele momento da vida que você é promovido ou designado para um cargo de liderança. E nesta hora percebe que ainda não adquiriu as habilidades e técnicas essenciais e necessárias que farão de você um bom líder.

É muito importante buscar estas habilidades e as técnicas pois vai gerir processos e liderar pessoas. E não pode esquecer que a maneira como lidera as pessoas é que vai levar aos melhores resultados.

Algumas vezes pode ter dificuldade para enfrentar as situações complicadas que surgem ao longo do dia. O importante é reconhecer a fragilidade e buscar o conhecimento necessário, que poderá ser por meio de conversas com outros colegas líderes, da ajuda de um coach, de treinamentos, de leituras diversas ou de outras fontes que vão fazer com que você se desenvolva cada vez mais.

É necessário você tirar um tempo durante o dia para este seu aprendizado. Caso contrário, você pode não alcançar o seu objetivo de ser um líder nato.

Com o objetivo de levar você a refletir, deixo aqui algumas dicas baseadas no livro Como ser um bom líder e influenciar pessoas, de Dale Carnigie.

-Seja bom no que faz;

-Trate as pessoas de forma justa;

-Defenda sua equipe;

-Dê crédito às pessoas pelo que elas fazem;

-Ouça os colaboradores;

-Apoie os colaboradores;

-Controle as emoções;

-Estabeleça orientações que sejam fáceis de entender;

-Trabalhe na construção de um relacionamento positivo.

“Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro” (John F. Kennedy).

*Adriana Barbosa é Coach e Palestrante Motivacional, Diretora da Ame Coaching. Contato: (27) 99634-7610

COMENTE ESTA NOTÍCIA!