Pela primeira vez na história, uma mulher vai ser governadora do Espírito Santo. O governador Renato Casagrande vai viajar no dia 20 de setembro para a Itália e a vice Jaqueline Moraes será governadora interina por uma semana.
Casagrande vai integrar uma comitiva que participará de uma feira de rochas ornamentais. “O governador é um empoderador de mulheres. Para mim, como mulher, assumir essa posição é motivo de muita alegria. Só tenho uma coisa a dizer: nós temos um maestro e vamos com certeza manter o ritmo que ele tem colocado no governo”, comemorou a vice.
Jaqueline Moraes nasceu no Rio de Janeiro e veio para o Espírito Santo aos 12 anos de idade. A vice-governadora já foi vereadora em Cariacica.
HISTÓRIA
A única mulher que já esteve à frente do Espírito Santo, mas não no cargo de governadora, foi Luiza Grimaldi, no século XVI. Na época, o Brasil era colônia de Portugal.
De acordo com o historiador Fernando Achiamé, o Espírito Santo ainda era uma capitania. “Ela era viúva do donatário Vasco Fernandes Coutinho Filho”, explicou.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FONTE: GAZETA ONLINE