Maioria dos ônibus circula no segundo dia de greve na Grande Vitória

375

No segundo dia da greve dos rodoviários na Grande Vitória, a terça-feira (13/08) amanheceu com ônibus nas ruas. Embora uma assembleia de trabalhadores tenham decido na tarde de segunda (12) continuar a paralisação, a categoria está acatando a decisão da Justiça, que determinou a circulação de 75% da frota. 

No Terminal de Vila Velha, a movimentação de ônibus é grande no início da manhã desta terça. No entanto, o número de passageiros ainda era menor comparado aos dias normais.

A paralisação foi anunciada pelo Sindirodoviários na última sexta-feira (9) e é decorrente do início da circulação dos coletivos com ar-condicionado e sem cobradores, conforme garantiu o governo do Estado.

Depois de um dia sem coletivos nas ruas, durante o período da tarde de segunda, o TRT-ES convocou audiência de conciliação entre as partes envolvidas: representantes do governo do Estado, das empresas de transporte público, dos trabalhadores e do MPT-ES.

Ônibus circulam na Grande Vitória durante segundo dia de greve. (Foto: Leone Iglesias/Arquivo AT 04/12/18)
LEONE IGLESIAS/TRIBUNA ONLINE – Ônibus circulam na Grande Vitória durante segundo dia de greve.

PROPOSTAS TRT-ES

A primeira proposta do TRT-ES foi que um número menor que 30 ônibus circulasse sem cobradores, por 60 dias, e que esse número fosse aumentado gradativamente ao longo do tempo. Mas, após reunião entre as partes, uma nova proposta foi apresentada:

Os 30 veículos ficam mantidos, porém com atuação dos cobradores por 90 dias a título de orientação aos passageiros com dúvidas sobre o novo sistema de bilhetagem eletrônica, assitência a idosos, deficientes físicos, gestantes e crianças. Além de que foi exigido pela Justiça do Trabalho, o mínimo de três cursos para o aproveitamento e qualificação dos cobradores e a criação de uma comissão que se reúna mensalmente para avaliação do novo sistema, com emissão de relatórios.

A proposta também foi uma recomendação do MPT-ES, que pediu que os trabalhadores coloquem para rodar o máximo de ônibus hoje, o que será avaliado nesta terça-feira (13) pelos participantes, em nova assembleia, marcada para as 16 horas.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FONTE: TRIBUNA ONLINE

COMENTE ESTA NOTÍCIA!