spot_imgspot_img

MILÍCIA VIRTUAL – Com documentos da CMSM, Fundão adota Diltão de Daniel contra Imprensa que divulga a verdade em São Mateus; CENSURA ZERO aciona Polícia Civil e Sesp

O CENSURA ZERO e o jornalista André Oliveira acionaram formalmente a Polícia Civil e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) para investigar o fornecimento de documentos restritos dos setores administrativo e financeiro da Câmara de São Mateus para municiar ataques virtuais do ‘gabinete do ódio’ comandado pelo autointitulado blogueiro Dilton Pinha, vulgo Diltão de Daniel, contra a Imprensa que publica a verdade dos fatos em São Mateus. Há indícios de participação direta ou indireta do presidente do Legislativo, Paulo Fundão (PP), na propagação de fake news por meio de grupos de WhatsApp, já que é constatada a aliança entre Fundão e Diltão de Daniel, e os ataques da milícia virtual começaram a ocorrer depois de publicação de reportagens que envolvem o vereador, na terça (3) e na quarta-feira (4/08).

Atuando como Diretor de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO, o jornalista André Oliveira registrou na manhã desta quinta-feira (5/08) o Boletim Unificado nº 45571079 na 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Mateus por crimes de calúnia, difamação e injúria, comunicando a “série de ataques nas redes sociais e em grupos de WhatsApp por parte de um sistema criminoso que atua por meio de perfis fakes, achincalhando autoridades e com ofensas a cidadãos de bem em São Mateus e região, conforme já é de conhecimento da Comunidade Mateense”.

No documento policial, André Oliveira relata que o CENSURA ZERO publicou reportagem com o título “Mesmo desmentido, Paulo Fundão não se corrige sobre ‘abandono’ da sede da Petrobras e indicação a Daniel”, publicada no final da tarde de terça-feira (03/08/2021), destacando que, mesmo depois da nota de repúdio do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo, pelo teor da Indicação nº 523/2021, Fundão não corrigiu na sessão ordinária de terça-feira (3/08) a informação de que o prédio da sede da Petrobras, no Bairro Morada do Ribeirão, está “abandonado” e “obsoleto”. O argumento foi usado na solicitação ao prefeito Daniel Santana (sem partido) para a “desapropriação do imóvel” e possível aproveitamento para a instalação de setores administrativos da Prefeitura de São Mateus.

No Boletim Unificado da Sesp, o jornalista frisa que “tão logo a reportagem do CENSURA ZERO começou a ser acessada pelos internautas, um post do sistema criminoso passou a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Os compartilhamentos criminosos foram feitos por dois perfis: +55 27 99916-742 – Multimídia (utilizado por Diltão de Daniel para compartilhar posts da Secom-CMSM com materiais da Prefeitura de São Mateus) nos grupos de WhatsApp BAIRRO SEAC SÃO MATEUS, FA NOTÍCIAS 2 e FA NOTÍCIAS 3; e +55 27 99912-6438 – Wagner Rock Viana (amigo de Diltão e sócio da Água Mineral Açaí) no grupo de WhatsApp DIÁRIO NOTÍCIAS LINHARES“.

O texto de fake news com indícios de crimes de calúnia, difamação e injúria foi publicado junto com 14 notas fiscais de prestação de serviços da empresa Visão Atalaia Editora, Comunicação e Marketing EIRELI, responsável pela publicação do portal CENSURA ZERO, citando achincalhamento público do jornalista André Oliveira. “Vale ressaltar que as referidas NFs são documentos restritos dos setores administrativo e financeiro da Câmara de São Mateus, não sendo disponibilizados publicamente pela CMSM, o que evidencia a possível participação de membros do Legislativo no ato criminoso”, registra André Oliveira no boletim policial.

No Boletim de Unificado nº 45571079, é transcrito o texto de fake news que circulou no dia 03/08/2021 é o seguinte, transcrito conforme a publicação. Veja:

A Polícia Civil está formalmente comunicada que o texto criminoso acima circula acompanhado de 14 notas fiscais de serviços da empresa Visão Atalaia Editora, Comunicação e Marketing EIRELI, de uso restrito dos setores administrativo e financeiro da Câmara Municipal de São Mateus e montagem utilizando uma foto do jornalista André Oliveira, extraída sem autorização de seu perfil no Facebook.

NOVOS ATAQUES

O Diretor de Jornalismo e Conteúdo do CENSURA ZERO destacou também, no Boletim Unificado da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) que, “na quarta-feira (04/08/2021), os ataques com fake news tiveram sequência, com com publicações do perfil +55 27 99916-742 – Multimídia (utilizado por Diltão de Daniel para publicar materiais da Prefeitura de São Mateus) nos grupos de WhatsApp BAIRRO SEAC SÃO MATEUS, FA NOTÍCIAS 2, FA NOTÍCIAS 3 e VOZ DO POVO“.

O jornalista André Oliveira faz às autoridades policiais a transcrição do texto com fake news que circulou no dia 04/08/2021. Veja:

Dessa vez, o texto do sistema criminoso circulou acompanhado de 1 nota fiscal da empresa Visão Atalaia Editora, Comunicação e Marketing EIRELI, relativa a serviço prestado à Câmara Municipal de São Mateus, e uma foto do jornalista André Oliveira, extraída sem autorização de seu perfil no Facebook.

FUNDÃO E DILTÃO

A aliança do vereador Paulo Fundão e do chefe do ‘gabinete do ódio’ Diltão de Daniel foi um dos aspectos destacados por Willians dos Santos da Silva, o Willians Becker, em entrevista ao CENSURA ZERO em abril deste ano.

Como ex-integrante do sistema criminoso que assessora a Secretaria de Comunicação de São Mateus, Willians Becker detalhou o modus operandi da milícia virtual que já prejudicou diversas autoridades e cidadãos de bem em São Mateus e no Espírito Santo. Segundo ele, o gabinete do ódio tem o apoio do prefeito de São Mateus, Daniel Santana.

CLIQUE E VEJA A ENTREVISTA

A reportagem publicada no CENSURA ZERO e o teor completo da entrevista, disponível no canal do portal no YouTube foram encaminhados ao Ministério Público de São Mateus, para as providências cabíveis.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

OUTROS DESTAQUES