Milicianos digitais que atuam em São Mateus e região estão usando, desde as primeiras horas desta quarta-feira (6/07), os nomes do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do Procurador Regional Eleitoral, Júlio de Castilhos, para atacar reportagem do CENSURA ZERO, publicada nessa terça (5).

A matéria traz a atualização das informações sobre o processo contra o prefeito Daniel Santana (sem partido) e outros 12 denunciados, que tramitava na Justiça Federal e passou à responsabilidade da Justiça Eleitoral, depois de uma decisão do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo a uma reclamação da defesa do Chefe do Executivo.

Com base em documento oficial, a reportagem do CENSURA ZERO destaca que, após apuração, a Procuradoria Regional Eleitoral descartou a existência de crimes eleitorais e pede o arquivamento dos autos na Justiça Eleitoral e o posteriormente encaminhamento do processo para a Justiça Federal, sob responsabilidade do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Por conta disso, o prefeito Daniel viajou às pressas nessa terça-feira, para tratar com seus advogados de defesa em Brasília. [veja aqui]

No entanto, a milícia digital que atua na assessoria do prefeito Daniel Santana e do presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão, o Paulinho VG (PP), dentre outros vereadores, soltou fake news (notícia falsa) a título de “Alerta a(sic) sociedade mateense”, citado o Governador Renato Casagrande e o Procurador Regional Eleitoral do Espírito Santo, Júlio de Castilhos, na prática criminosa.

O texto bruto, eivado dos característicos erros de Português do gabinete do ódio, reitera calúnia, difamação e injúria, além de intolerância religiosa, já propagados publicamente pelo prefeito Daniel da Açaí e pelo vereador Paulinho VG. Os crimes já foram reportados por meio de boletins unificados à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e são de conhecimento da Polícia Civil e da Polícia Militar em São Mateus, já considerada a Capital Federal da Impunidade.

No final do texto, há indicativo de que os criminosos da milícia digital são orientados por seus mandantes, ao usarem termos do juridiquês: “Enquanto o STF não julgar a Reclamação, o processo ficará sobrestado, sem julgamento aqui, no TRE”.

AGRESSÕES E XINGAMENTOS À POLÍCIA FEDERAL

Em recente processo de impeachment na Câmara Municipal, Paulinho VG cedeu espaço para Daniel Santana achincalhar com palavras de baixo calão, xingamentos de afronta e acusações diversas o delegado da Polícia Federal Patrick Cazelli, extensiva à esposa e a outros familiares dele.

Cazelli foi o responsável pelo inquérito policial da PF, aberto a partir da Operação Minucius, que indiciou o prefeito Daniel Santana e outras 17 pessoas pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraudes licitatórias e falsidade ideológica.

VEJA O TEXTO BRUTO DA MILÍCIA DIGITAL APOIADA POR DANIEL E PAULINHO VG, PUBLICADO EM REDES SOCIAIS E GRUPOS DE WHATSAPP:

ALERTA A SOCIEDADE MATEENSE

Precisamos esclarecer aos mateenses que mais uma vez, aqueles que perderam a eleição querem criar um clima de instabilidade política em nosso município.
Como no dia 25 de junho o Governador Renato Casagrande veio a São Mateus e transferiu 80 milhões de reais para realização de inúmeras obras em São Mateus, com o superávit de 2021 somado ao de 2022 que somados dão um total de 120 milhões totalizando 200 milhões de investimentos a população de São Mateus , os derrotados , usando sempre o charlatão André Fake News, que recebia uma grana gorda nos tempos da câmara passada e teve a verba cortada pelo atual Presidente, inventaram uma nova versão para vender, considerando que eles recebem de alguns empresários e ex políticos para manter essa situação de mentira, agora estão dizendo que o processo do Prefeito Daniel voltou para o TRF da Segunda Região.
Para acabar de vez com essas mentiras deslavadas que estão espalhando na cidade , ouvimos um especialista do direito que explicou o parecer do Procurador do TRE:
“O Procurador não tem autoridade para desobedecer uma ordem de um Ministro do STF, nem ele e muito menos o próprio Tribunal Regional Eleitoral. No próprio parecer dele ele solicita ao Tribunal Regional Eleitoral que arquive parte da denúncia, e pede o declínio da competência para o TRF. Enquanto o STF não julgar a Reclamação o processo ficará sobrestado , sem julgamento aqui no TRE. Portanto é mentirosa essa afirmação do Charlatão André Fake News que o processo retornou para o TRF.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO tentou, sem sucesso, contato com o prefeito Daniel Santana, com o presidente da Câmara Municipal Paulinho VG e com o chefe da milícia digital (gabinete do ódio), Diltão de Daniel, para darem suas versões sobre os assuntos tratados nesta reportagem. O espaço permanece aberto. Havendo retorno, o texto será atualizado.

A Direção de Jornalismo e Conteúdo acionará também as assessorias do Governador Renato Casagrande, do Procurador Regional Eleitoral Júlio de Castilhos, da Chefia de Polícia Civil do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo para repercutir os fatos.

VEJA TAMBÉM:

ROUBALHEIRA EM SÃO MATEUS – Procuradoria descarta foro eleitoral e Daniel viaja às pressas para Brasília

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA