Há mais de 10 anos residindo no Balneário de Guriri, em São Mateus, o mineiro Raphael de Oliveira Freitas sagrou-se campeão estadual de MTB Maratona Master B1. A conquista veio numa prova única realizada em Marechal Floriano, na região serrana do Espírito Santo, no domingo (7/07).
Na competição mais desafiadora do mountain bike estadual, o Campeonato Estadual MTB Maratona Master B1 teve uma prova de 53 km e 1400 metros de altimetria acumulada, a disputa exigiu ao máximo dos ciclistas, e o mineiro de Teixeira-MG radicado em São Mateus destacou-se ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 2h20.
A prova em Marechal Floriano foi acirrada desde o início, com os competidores mantendo um ritmo intenso. A decisão veio nos quilômetros finais, quando o mineiro conseguiu se destacar e garantir a vitória. “Foi uma disputa intensa do início ao fim. Conquistar esse título era um dos meus grandes objetivos e poder realizá-lo é uma sensação indescritível”, celebra o novo campeão estadual.
Essa vitória simboliza a perseverança e a dedicação de um atleta que, com apoio de amigos e profissionais, transformou um hobby em um sonho realizado.
“Dedico essa vitória aos meus amigos de Viçosa, do meu grupo de pedal, os Buttowski, minha família e, principalmente, à minha mulher Tathiana Guerra, que sempre me incentivou, meus pais, que são os meus maiores fãs e meus filhos, que são fonte de inspiração durante os treinos e, principalmente, durante as corridas”, disse Raphael, emocionado.
Trajetória
A trajetória do campeão começou em 2014, quando iniciou no ciclismo. Foi em 2015, ao se mudar para São Mateus, que encontrou um apoio fundamental: Késio Belucio, uma referência no ciclismo local.
“Quando cheguei, fui acolhido pelo Kesão, que se tornou um grande amigo. Ele me convidou para participar da minha primeira prova, o Itabiker, em Itaúnas, na categoria dupla. Desde então, não parei mais”, relembra o atleta.
Com o apoio de Kesão e o gosto pelas competições, o mineiro não demorou a traçar objetivos mais ambiciosos. Em 2018, decidiu intensificar seus treinos e buscou a orientação de Gilberto Pascini, um profissional de Educação Física de sua cidade natal, Teixeira.
“Gilberto foi crucial na minha evolução. Com sua dedicação e conhecimento, consegui melhorar minhas capacidades físicas e técnicas”, disse o ciclista vencedor.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COLABORAÇÃO: LELÉO CUNHA