Moradores reclamam de falta d’água, ou água salobra e barrenta nas torneiras em São Mateus; veja vídeo

602

Moradores de diversos bairros de São Mateus estão reclamando da falta de água nas torneiras. Em alguns casos, já tem dias que o problema vem ocorrendo. Também há relatos da chegada de água barrenta, imprópria para o consumo e até para limpeza ou lavar roupas.

A falta d’água em São Mateus foi o assunto mais comentado em perfis e páginas de Facebook nesta terça-feira (29/09), assim como grupos de WhatsApp. A reclamação tem sido feita no sentido de cobrar providências da Prefeitura e do Saae, autarquia municipal responsável pelo abastecimento de água e o serviço de esgotamento sanitário no Município.

“Aqui, no Sernamby, a água está numa cor de lama horrível”, reclamou o morador Guilherme Andrade, nas redes sociais. “Nunca fizeram nada para mudar. Sei que é difícil mudar todos os bairros de uma vez. Mas uma mudança de pouco em pouco, em cada bairro, já ajuda, né”, afirmou Luh Santos Alves.

Outros moradores postaram vídeos, denunciando a situação. “Estou lavando roupa aqui, no quintal. Olha a água que está saindo da rua, está entrando em casa para chegar na caixa d’água; olha”, disse uma moradora, mostrando a cor barrenta da água em gravação em vídeo.

SALINIZAÇÃO

Há informações de que, no ponto de captação de água do Saae, na Avenida Cricaré, a salinidade atingiu 600 ppm nos últimos dias, bem acima dos 250 ppm permitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em entrevista a uma emissora de rádio, o diretor do Saae, René Michel Kherlakian, afirmou que há 15 poços artesianos funcionando para manter o abastecimento de água em São Mateus.

O prefeito Daniel da Açaí, que se elegeu prometendo uma solução definitiva para o problema da salinização da água no Município, ainda não fez declaração pública sobre o assunto.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!