MUAY THAI – Hélio Chagas encontra mudança de vida com o esporte e incentiva prática em Jaguaré, com a melhor academia do ES

282

O instrutor de muay thai Hélio Leite Chagas Júnior, de 45 anos, vive com a família há 7 anos em Jaguaré e tem incentivado a prática do esporte na Cidade para quem deseja ter saúde e qualidade de vida. Natural de São Paulo-SP, casado com Andréa e pai de Israel, de 22 anos, e Giulia, de 17, Hélio Chagas, como é conhecido, é exemplo dos benefícios que o muay thai pode proporcionar. O esporte é uma das artes marciais mistas (MMA, sigla em inglês de Mixed Martial Arts).

“Em São Paulo, eu trabalhava em bancos e cheguei a ter 146 quilos de peso corporal, e tive a ideia de mudar para Jaguaré para cuidar da sua saúde e mudar de vida”, afirmou em entrevista ao CENSURA ZERO. O empresário relata que começou a praticar muay thai em 2010, por causa do filho.

“Meu filho, vendo o seu tio que havia começado a prática do muai thay algumas semanas antes, disse que queria fazer as aulas; e eu disse que, então, ele acompanhasse o tio. Mas ele disse que não; que ele só iria se eu fosse junto. Então, como uma forma de passar um tempo com ele, diante da minha vida corrida, eu resolvi ir com ele fazer uma aula experimental de muai thay na Academia Inside, em Bragança Paulista, interior de São Paulo. E, nessa primeira aula experimental, eu me apaixonei pela aula e pelo esporte. Saindo da aula, eu já fechei um contrato anual para mim e para o meu filho, comprei todos os equipamentos e, mesmo com obesidade, eu comecei a treinar”, relata o instrutor.

Hélio Chagas: antes e depois de começar a praticar muay thai.

ESPORTE ORIGINÁRIO DA TAILÂNDIA

Hélio relata que o muay thai é um esporte originário da Tailândia, que na Língua Portuguesa, significa ‘luta tailandesa. “O muay thay trabalha basicamente os punhos, os cotovelos, os joelhos e as canelas. Então, mexe com o corpo por completo para a execução dos golpes. O muay thai é aberto a todos. Eu tenho aqui, em Jaguaré, alunos que vão dos 4 anos até os 60 anos, separados por turmas. Já tivemos alunos com Síndrome de Down, que, por conta da pandemia, precisaram parar. Mas tem alunos cadeirantes, alunos deficientes visuais, alunos que sempre tiveram falta de coordenação e aprendem a ter essa coordenação, concentração, força”, detalha.

O instrutor frisa que a prática do muay thai favorece a resistência, o raciocínio, a percepção, a coordenação e a agilidade; é indicado para quem quer ganhar massa muscular e para quem quer perder peso, como foi o caso de Hélio Chagas: “É o esporte que mais cresce hoje no mundo, e eu sou muito feliz em poder proporcionar aos meus alunos, aqueles que me procuram, qualidade de vida”.

Hélio tem uma filial da Inside Muay Thai, que é a maior academia da América Latina, com 166 filiais espalhadas por todo o continente. A Inside Jaguaré fica na Rua Agostinho Laquini, número 71, no Bairro Laquini, via paralela à Avenida 9 de Agosto, a principal de Jaguaré.

Hélio Chagas com o líder e fundador da Inside Muay Thai, mestre Munil Adriano Junior.
A prática do muay thai favorece a resistência, o raciocínio, a percepção, a coordenação e a agilidade; é indicado também para quem quer perder peso ou ganhar massa muscular.

OS DESAFIOS NA CHEGADA A JAGUARÉ

O empresário lembra os desafios que enfrentou para montar uma academia com uma estrutura que atendesse às necessidades e, ao mesmo tempo, fizesse com que os seus alunos se sentissem bem, dotada de todas as condições a execução de um bom treino. “Eu procurei montar em Jaguaré exatamente uma réplica, em tamanho menor, da matriz da Inside em Bragança Paulista, que tem 1.100 metros quadrados. Quando eu falo em réplica, é tudo: cores, tatame, os banners espalhados pela academia, o formato da academia, exatamente uma réplica da matriz”.

Ele cita que foi um desafio, porque a localização é a 1.100 quilômetros da matriz, destacando que preciso muita comunicação, ajuda e empenho dos profissionais de Jaguaré para conseguir montar a estrutura da academia: “Hoje, muitos viajantes que param em Jaguaré e praticam arte marcial, dizem nunca terem visto uma academia como a Inside Jaguaré, que é a maior e melhor estrutura do Espírito Santo até hoje. Em alguns momentos, eu confesso que cheguei a pensar que não iria conseguir, tamanho foram os desafios ao longo do caminho. Mas, felizmente, superamos e hoje estamos aí com as portas abertas”.

Frequentada por cerca de 100 alunos, a Academia Inside de Jaguaré trabalha, atualmente, apenas a modalidade de muay thai, mas Hélio afirma que busca parcerias para incluir o jiu-jitsu, luta de chão necessária para a prática do MMA. As atividades ocorrem pela manhã, no final da tarde e à noite, de segunda a sexta-feira. Os sábados são dedicados aos treinos preparatórios para os atletas que disputam torneios, eventos e campeonatos e também para alunos aptos à graduação anual na matriz da Academia Inside em Bragança Paulista.

2018: Inside Jaguaré retornou de São Paulo com um campeão e um vice-campeão brasileiro de muay thai.
Em 2019, a Equipe Inside Jaguaré retornou de São Paulo com a conquista de um bicampeonato brasileiro e de dois campeonatos brasileiros de muay thai.

CAMPEONATOS E TORNEIOS

A filial de Jaguaré já tem tem três atletas (2 no masculino e 1 no feminino) que se destacaram no Campeonato Brasileiro Amador de Muay Thai, sendo um deles bicampeão. “É um trabalho recente que nós começamos, então ainda não tenho atletas nos profissionais. Mas esse bicampeão brasileiro amador de muay thai já estreou em um evento numa luta semiprofissional. Nós estamos caminhando no semiprofissional para, depois, irmos para os torneios profissionais”, citando que, por causa da pandemia, as competições de 2020 e 2021 foram cancelados, mas os treinos permanecem aos sábados com cerca de três horas de duração.

“A técnica a gente vai treinando, é lógico, mas a prioridade é o aluno terminar uma luta da mesma força que ele começou, em termos de condicionamento físico, de gás, como a gente costuma dizer”, acrescenta o instrutor.

Hélio Chagas destaca que, para um atleta de MMA, que inclui também as técnicas de boxe, caratê, jiu-jitsu e kickboxing, o muai thay é fundamental para a luta em pé, porque trabalha socos e chutes de alto impacto. “Assim como que, para um praticante de muay thai, ele tem que ter o jiu-jitsu, ele tem que ter bom desempenho no chão, se ele quiser se tornar um atleta de MMA; o muay thai é fundamental para uma luta de MMA, porque vai possibilitar a trocação de pé, socos e chutes”.

Treino de muay thai na Academia Inside de Jaguaré: esporte para todas as idades.
No MMA, o muay thai é fundamental para a luta em pé, porque trabalha socos e chutes de alto impacto, com uso das mãos, dos cotovelos, dos pés, dos joelhos e canelas.
INCLUSÃO SOCIAL E SAÚDE: Inside de Jaguaré tem alunos com Síndrome de Down.

GRANDE OBJETIVO E SONHO

Indagado sobre qual é o seu grande objetivo e sonho como instrutor de muay thai, Hélio Chagas frisa que busca formar bons profissionais, bons professores e bons instrutores de muay thai. “Quando eu digo ‘bom’, eu quero dizer ‘ótimo’, porque hoje eu tenho alunos que já começam a dar algumas aulas sob a minha supervisão. Quando acontece alguma emergência e eu preciso sair, eles já estão aptos a me substituir; mas eu não quero criar substitutos. Eu quero criar excelentes gestores, pessoas que sejam muito melhores do que eu”.

E ele completa: “Eu tenho que criar profissionais que sejam muito melhores do que o Hélio, que sejam mais determinados, que tenham mais objetivos que o Hélio, pois só assim eu vou me sentir realizado: ver que eu formei pessoas e que hoje estão bem acima de mim. Esse é o maior desafio de um gestor, e é isso que eu pretendo criar, esse é o legado que eu quero deixar”.

Hélio Chagas atua para incentivar os futuros instrutores a terem suas próprias academias Inside, fortalecendo a Inside em outros municípios do Estado: “Um dos objetivos é justamente tornar a Inside a maior equipe de muay thai do Espírito Santo”.

Os contatos com Hélio Chagas podem ser feitos por meio do telefone celular (27) 99988-8432.

Em 2018, Hélio Chagas foi promovido ao Grau Preto – Treinador de Muay Thai.
Em 2019, Hélio Chagas conquistou o cinturão de Destaque do Ano dentre as 166 filiais da Inside.
Em 2020, Hélio Chagas foi promovido ao Grau Preto Ponta Branca – Professor.
Graduação dos alunos da Inside Jaguaré.
Atletas da Inside Jaguaré que lutaram em Linhares em Outubro/2021.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!