Mulher mais velha do mundo comemora 117 anos neste domingo (5/01); japonesa está no livro dos recordes

A pessoa mais idosa do mundo é a japonesa Kane Tanaka, que comemorou seu aniversário de 117 anos em um lar de idosos em Fukuoka, no sul do Japão, neste domingo (5/01).

Tanaka é considerada a pessoa viva mais velha do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes, desde o ano passado, então com 116 anos. Agora ela bate o próprio recorde.

Para celebrar o marco, Tanaka ganhou uma festa de aniversário dos funcionários da casa de repouso em que vive, segundo a agência de notícias Reuters. Tanaka foi presenteada com um grande bolo e, depois de comer o primeiro pedaço, disse: “Eu quero mais”.

PREMATURA

Segundo o Guinness World Records, Tanaka nasceu prematuramente em 2 de janeiro de 1903, três anos antes de Santos Dumont voar no 14-Bis. Em 1922, casou-se com Hideo Tanaka, com quem teve quatro filhos e adotou um quinto.

O Japão já registrou vários recordes de pessoas mais longevas do mundo. O homem que chegou à idade mais avançada no mundo todo foi um japonês, Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013 aos 116 anos.

POPULAÇÃO JAPONESA

A idade recorde de Tanaka é simbólica para o Japão, que, juntamente com a queda na taxa de natalidade, está assistindo a um vertiginoso aumento da sua população idosa. A questão levanta preocupações quanto a escassez de mão de obra e as perspectivas de crescimento econômico do país no futuro.

Segundo um estudo da ONU do ano passado, a população do Japão deverá encolher 21% entre 2020 e 2050.

BRASILEIRAS DE 117 E DE 118 ANOS

Apesar do livro dos recordes reconhecer a japonesa Tanaka como a pessoa viva mais velha do mundo, o Brasil reivindicou o posto duas vezes no ano passado, com uma baiana de 118 anos e uma alagoana de 117 anos.

ALAGOANA

Josefa Maria da Conceição, de 117 anos, nasceu no dia 7 de fevereiro de 1902. Ela teve 22 filhos, quatro estão vivos. E família é grande: 36 netos, 36 bisnetos e 42 tataranetos.

A família dela aguardava a visita dos avaliadores do Guinness, que ficaram de à casa da idosa para constatar se ela é a pessoa mais velha do mundo.

BAIANA

Moradora da cidade de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, Maria São Pedro Conceição completou 118 anos de vida em agosto de 2019. Ela nasceu no primeiro ano do século XX, em 1901. Os familiares tentam levantar informações sobre como enviar a história dela para o Guinness Book.

Maria São Pedro perdeu a fala em março do ano passado, mas continua lúcida, rindo quando ouve as histórias da família. Rodeada de filhos e netos, Dona Maria, como é conhecida, costuma ter a visita de pelo menos 10 familiares por dia dentro da pequena casa onde mora.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!