O clima de rivalidade entre o Poder Executivo e membros do Legislativo e o cenário, a tribuna da Câmara de São Mateus, eram os mesmos, apesar da mudança da sede e composição dos adversários. E a participação negativa histórica do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido) na sessão do impeachment em 22 de fevereiro de 2022 parece ter inspirado a secretária de Educação Marília Silveira, na participação dela na sessão ordinária na noite dessa segunda-feira (29/08).
Marília tomou emprestadas a soberba e a arrogância de Daniel na data em que o Chefe do Executivo xingou e ameaçou o delegado da Polícia Federal Patrick Cazelli (que comandou as investigações da Operação Minucius) e tripudiou contra os vereadores de oposição.
Convidada para explicar os motivos para alteração no pagamento dos servidores efetivos e contratados, além do papel da Secretaria de Educação nessas ações, Marília Silveira demonstrou insatisfação com as críticas que vem sofrendo à frente do cargo e buscou reafirmar seus títulos na educação, questionando parlamentares sobre o conhecimento deles na área.
Sempre aplaudida por servidores comissionados convocados pelo Executivo a compor a plateia, a gestora relacionou os vereadores de oposição ao que chamou de “falácias”, citando também “desaforo e autoritarismo”.
Embora tenha afirmado que estava no Parlamento “com toda humildade e respeito”, fez um discurso em via contrária, chegando ao cúmulo de afirmar que o presidente Paulo Fundão, “não é doutor”, buscando contrastar o título acadêmico que ela detém (Doutorado em História Social das Relações Políticas pela Ufes) à titulação concedida por advogados por Dom Pedro I, em 1827.
Marília Silveira é a atual presidente do MDB em São Mateus e, junto com o vereador Kácio Mendes e a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, disputa o apoio do prefeito Daniel da Açaí para a disputa a prefeito(a) nas Eleições 2024.
Veja o vídeo com a participação da secretária municipal de Educação, Marília Silveira, na sessão da Câmara de São Mateus:
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO | REDAÇÃO MULTIMÍDIA