Na pandemia, brasileiros vão menos ao supermercado; e gastam mais

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Ninguém duvida que a pandemia de Covid-19 tenha modificado os hábitos de consumo dos brasileiros. Agora, números mostram claramente essa mudança a partir de março. Conforme a ValeCard, uma das maiores empresas de meios de pagamento eletrônicos do Brasil, o número de transações realizadas com os cartões Vale-Alimentação – usado para compras em supermercados – caiu de março para abril (0,78%) e de abril para maio (30,43%).

O total de transações é a quantidade de vezes que os cartões foram utilizados. No mesmo período, o cupom médio – calculado com base nas transações realizadas na primeira quinzena – cresceu 17,36% em abril e manteve-se praticamente estável de abril para maio (queda de 1,09%). Os dados apontam que, a partir de março, os consumidores foram menos vezes – e gastaram mais em cada ida – ao supermercado.

Na primeira quinzena de junho, a tendência de queda na quantidade de transações se manteve, com uma redução de 3,56% frente ao realizado no mesmo período de maio.

Menos idas a restaurantes, mas com gastos maiores

A ValeCard também divulgou números referentes às transações realizadas por meio dos cartões Vale-Refeição – aceitos em restaurantes e lanchonetes. O número de transações caiu nos dois períodos: de março para abril (-47,31%) e de abril para maio (-26,31%). Já o ticket médio cresceu 71,08% em abril em relação a março (de 50,39 para 86,21) e 4,94% em maio na comparação com abril (de 86,21 para 90,47).

Os dados indicam que entre março e maio os brasileiros frequentaram menos restaurantes, mas, nas vezes em que foram – ou pediram entrega via delivery, já que não existe este detalhamento –, gastaram mais.

Já na primeira quinzena de junho – quando muitas das cidades começaram a divulgar e aplicar protocolos de reabertura – tivemos um aumento de na quantidade de transações de 9,58% – quando comparado com o realizado em maio.

Cabe lembrar que primeira morte decorrente da doença no país foi registrada em 16 de março, na metade do mês em que a mudança de comportamento de consumo foi verificada. A pandemia foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março, o que fez com que parte da população passasse a adotar o isolamento social como medida de prevenção.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COLABORAÇÃO: ECONOMÍDIA

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