Nobel de Medicina, Tasuku Honjo rechaça fake news de que coronavírus surgiu em laboratório

-

A Universidade de Kyoto, onde ganhador do Prêmio Nobel de Medicina Tasuku Honjo atua, publicou na segunda-feira (27/04) uma declaração em que ele rechaça completamente os boatos. A falsa declaração explicava que o coronavírus havia sido criado em laboratório. Além disso, afirmava que a informação teria sido confirmada por Honjo.

O professor e vice-diretor-geral do Instituto de Estudos Avançados venceu o Prêmio Nobel de Medicina em 2018. No texto de repúdio publicado no facebook da intituição onde ele  trabalha, Honjo diz que está “profundamente triste” por ver que seu nome e o nome da universidade estão sendo usados para espalhar desinformação e falsas acusações.

“Neste ponto, quando todas as nossas energias são necessárias para tratar os doentes, prevenir a disseminação da tristeza e planejar um novo começo, a transmissão de alegações infundadas sobre as origens da doença é uma distração perigosa”, afirma Honjo.

As informações falsas foram amplamente compartilhadas em inglês e português. Elas vão contra os estudos publicados pela comunidade científica e se baseiam na ideia de que o coronavírus é uma arma biológica fabricada pela China.

ALEGAÇÕES JÁ DESMENTIDAS

As alegações atribuídas a Honjo já tinham sido desmentidas por outras agências de checagem, como o site indiano NewsMeter, o português Observador e o americano Snopes. Um aluno de Honjo chamado Alok Kumar enviou ao NewsMeter uma nota em nome do professor refutando a história. 

“Isso é fake news. Todas as informações escritas aqui estão erradas. Ele nunca disse nada parecido com isso. Por favor, parem de compartilhar mentiras”, pediu o rapaz.

O nobel de medicina dá aulas na Universidade de Kyoto desde 1984. Ele e o americano James P. Allison ganharam o Nobel em 2018, após ambos descobrirem a terapia de checagem imunológica. O novo método faz com que as células do sistema imunológico voltem a combater os tumores.

VEJA A PUBLICAÇÃO DO NOBEL DE MEDICINA TASUKU HONJO:

Statement from Tasuku Honjo on COVID-19In light of recent misleading news purported to represent the views of…

Posted by Kyoto University on Monday, April 27, 2020

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FONTE: JORNAL DE BRASÍLIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!