“O meu retorno é um retorno para estender a mão ao professor. Eu costumo dizer que a minha porta fica encostada mas nunca fechada. Ela está sempre aberta a qualquer pessoa que desejar conversar comigo”. A afirmação é da secretária de Educação de São Mateus, Edna Rossim, recém-nomeada pelo prefeito Marcus Batista (Podemos).

Em entrevista ao site TC Online, Edna estendeu a “bandeira branca de paz na Educação”, destacando que está colocando seu tempo à disposição da municipalidade, que, para ela “é o prefeito, a vice-prefeita e toda a equipe de governo”.

A fala foi também em resposta ao clima instalado a partir da divulgação de uma nota de Raquel Rocha, a Professora Raquel (Podemos), na qual a vice-prefeita afirma ter sido “surpreendida com a decisão do prefeito [Marcus Batista]” de nomear Edna Rossim para a pasta.

“A nomeação não foi de desconhecimento. Fiz campanha para a chapa. Desde segunda-feira, eu tentei conversar com ela. Hoje [ontem] é quarta e eu nao consegui”, afirmou a secretária de Educação, acrescentando que recebeu o convite do prefeito há poucos dias e se sente lijongeada em retornar à pasta que já ocupou entre agosto e dezembro de 2021.

Ela acrescentou que recebeu a nota da Professora Raquel com tranquilidade, reafirmando estar aberta ao diálogo: “Não fiz nada para que aquela nota acontecesse. É o posicionamento dela, mas ela não conversou comigo para emitir uma nota”.

Recado aos professores

Edna Rossim pediu “calma e paciência” aos professores, entendendo que o atual momento da educação é delicado: “A Educação vem sofrendo ao longo dos anos, principalmente em São Mateus, que tem uma estrutura fisica que precisa de ajustes e melhorias.

Na entrevista ao TC Online, a secretária frisa que dedicará os dois primeiros meses çda gestão para realizar uma análise de toda a rede municipal de ensino: “É um mapeamento de toda a estrutura da Educação, da estrutura física das escolas, as situações pedagógicas, administrativas e, com base çno que eu deixei e no que eu vou verificar agora, fazer essa análise situcional e elaborar um plano de ação”.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA