Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19/12), as Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e do Turismo (Setur) divulgaram o planejamento para a Operação Verão 2024/2025. A Operação vai integrar, além das duas secretarias, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica do Espírito Santo, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Capitania dos Portos do Espírito Santo e prefeituras municipais.

Trata-se de uma operação robusta e com planejamento extenso, que se estende de 26/12/2024 a 09/02/2025, em todo o Espírito Santo, especialmente nos municípios onde ocorre maior concentração populacional durante o Verão. O objetivo da operação Verão é garantir a ordem pública e a paz social, especialmente nas regiões litorâneas e pontos turísticos no interior do Estado.

“Já é uma tradição essa integração para a Operação Verão nesta época do ano. O objetivo é sempre garantir uma maior segurança com o grande fluxo de pessoas que recebemos, principalmente turistas. Todas as nossas forças estaduais, municipais, federais, a Marinha, Secretaria do Turismo, todos nós buscamos um planejamento para receber bem as pessoas e atendê-la da melhor forma e aos capixabas também. São 650 agentes de segurança a mais por dia no policiamento ordinário e um grande investimento do nosso governador Renato Casagrande”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

Uma média de 650 agentes das Forças de Segurança serão empenhados por dia durante a Operação Verão nos balneários e pontos turísticos do Espírito Santo. O reforço se dará, principalmente, nos 26 municípios onde são registrados os maiores fluxos de visitantes. Os municípios estão espalhados por todas as regiões do Estado e incluem tanto cidades do litoral capixaba quanto do interior do Estado.

Grandes eventos

A Operação Verão também inclui planejamento específico para os grandes eventos previstos para o período, o que inclui Réveillon, Carnaval de Vitória, Carnaval oficial, blocos de Carnaval e festas municipais. Desta forma, os reforços de efetivo e direcionamento de recursos levará em consideração as especificidades de cada demanda, dentro do período da Operação.

O principal efetivo da Operação é da Polícia Militar, que contará com mais de 500 policiais por dia, além do efetivo normal. O objetivo é aumentar a saturação policial nas áreas de maior aglomeração de pessoas, realizar operações de bloqueio e cerco tático, e intensificar as ações de fiscalização de trânsito, em conjunto com o Detran-ES. A PMES adotará o uso de drones para atuação em grandes aglomerações e empenhará suas unidades especializadas.

O Corpo de Bombeiros Militar fará saturação com embarcações e equipes de mergulho nas praias e balneários, bem como coordenação de equipes municipais de guarda-vidas, além de reforço em Parques Estaduais e Unidades de Conservação. Também é atribuição do Corpo de Bombeiros fiscalizar grandes eventos, garantindo a segurança do público, e coibir a realização de eventos comerciais clandestinos. Devido ao histórico de chuvas intensas no Espírito Santo durante o Verão, a corporação também se manterá atenta para a necessidade de mobilização, caso necessário.

Delegacias regionais

A Polícia Civil terá reforço nos plantões das Delegacias Regionais e, conforme já realizado em verões anteriores, reforçará o efetivo em Delegacias Distritais onde ocorre intenso fluxo de turistas, como Conceição da Barra, Fundão, Jacaraípe e Piúma. A Central de Teleflagrantes vai concentrar o atendimento de ocorrências com suspeitos conduzidos e as unidades especializadas vão manter a realização de operações policiais.

A Polícia Científica manterá suas unidades em funcionamento, conforme a atribuição de cada uma, e terá efetivo em prontidão, caso seja necessário reforço. O NOTAer será responsável pelo patrulhamento aéreo preventivo na Região Metropolitana e balneários de norte a sul do Estado, bem como prestará apoio a ocorrências policiais e emergências aeromédicas em todo o Espírito Santo.

A Capitania dos Portos do Espírito Santo apresentou a Operação Navegue Seguro, que prevê incremento da segurança da navegação, com equipes extras totalizando, aproximadamente, 150 militares. “A gente busca dar mais segurança e orientar a todos que vão navegar em nossas águas, sobre a importância dos cuidados com embarcações. Temos um aplicativo chamado NavSeg, que busca nos passar os planos de navegação das embarcações e temos que frisar a importância do cadastro. Não estamos aqui para vigiar nem monitorar a vida de ninguém, mas em situações de emergência, essa ferramenta pode ajudar a salvar vidas”, explicou o capitão de Corveta Daniel da Silva Velho.

Secretário de Turismo

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou que a Operação Verão coroa o trabalho de divulgação realizado pela Setur durante todo o ano, buscando aumentar o fluxo turístico.

“Todo ano fazemos uma pesquisa entre os turistas e 86% deles apontam o Espírito Santo como um local com boa ou ótima sensação de segurança. Temos feito um grande trabalho para divulgar o nosso Estado. Temos que trazer pessoas para conhecerem nossas belezas e movimentar nossa economia. A operação busca dar conforto aos nossos moradores e a quem vem conhecer o Estado, seja nas praias, região serrana, qualquer parte que tenha belezas naturais”, afirmou.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA SECOM-ES