O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) concluiu uma auditoria sobre o sistema de iluminação pública em nove municípios do estado, apontando Pedro Canário como exemplo positivo na gestão dessa área.

A análise destacou que o Executivo canariense já substituiu 100% das luminárias convencionais por lâmpadas de LED, uma medida que resultou em redução no consumo de energia elétrica e contribui para a diminuição de custos operacionais. A troca das lâmpadas também promoveu uma melhoria na qualidade da iluminação, garantindo maior segurança e eficiência para a população.

Além disso, a gestão da Prefeitura de Pedro Canário tem se destacado pelo controle rigoroso da arrecadação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP) e pela eficiente administração de seus ativos. Entre as boas práticas implementadas, destacam-se os leilões de materiais obsoletos e o georreferenciamento dos pontos de iluminação, que garantem a rastreabilidade e o controle da rede de iluminação pública.

Avanços e desafios

O relator da auditoria, desembargador Carlos Ranna, explicou que o objetivo do estudo foi identificar avanços e desafios na gestão da iluminação pública nos pequenos municípios. “Muitas vezes, as cidades menores enfrentam dificuldades financeiras, técnicas e administrativas. Nossa intenção foi fornecer um diagnóstico que possa orientar as gestões a superar esses obstáculos”, afirmou.

O TCE-ES fez recomendações também para os municípios de Apiacá, Água Doce do Norte, Itapemirim, Marechal Floriano, Muniz Freira, Rio Bananal, Santa Leopoldina e Vila Valério, com foco na adoção de equipamentos adequados para manutenção, controle do descarte de resíduos sólidos da iluminação, e melhorias na documentação e fiscalização dos serviços prestados.

O prefeito de Pedro Canário, Kleilson Rezende, expressou satisfação com o resultado da auditoria: “Demos continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-prefeito Bruno Araújo, que investiu na modernização do sistema com a substituição das lâmpadas por LED. Essa iniciativa, além de ser um exemplo de gestão eficiente, traz benefícios diretos à população. O TCE endossa nosso trabalho, e estamos confiantes de que, em breve, nosso município estará ainda mais preparado para o futuro”.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA ASCOM PMPC