Moradores da localidade de Santa Maria, zona rural de São Mateus, recorreram ao site e canal CENSURA ZERO para reclamar da falta de médico e enfermeira na Unidade de Saúde local.

Os moradores ficaram espantados com o motivo. Afirmam que, segundo a UBS, a Secretaria Municipal de Saúde não está fornecendo gasolina para os carros que fazem o transporte dos médicos e de outros profissionais de saúde, como enfermeiras, até as unidades de saúde que ficam mais distantes da Sede de São Mateus.

“Isso é o que recebemos todos os dias das agentes de saúde de Santa Maria”, afirmou uma moradora ao CENSURA ZERO. “Quando não é falta de gasolina, é o carro que quebra”, acrescentou.

O mesmo estaria ocorrendo em localidades do Distrito de Nativo de Barra Nova.

Os moradores de Santa Maria reclamam também que a unidade de saúde está há cerca de dois anos sem realizar exames preventivos, “por falta de material”, e destacam também que faltam remédios.

INVERSÃO DE PRIORIDADES

Recentemente, o prefeito Daniel Santana determinou o corte de despesas nas diversas secretarias, por meio de um decreto de contingencimento de gastos.

O que a Comunidade Mateense reclama, no entanto, é a inversão de prioridades da gestão municipal, já que foi mantida a contratação de shows para festas comunitárias e também da Festa da Cidade em comemoração aos 479 anos de São Mateus.

Informações extraoficiais, que não foram contestadas pela Prefeitura de São Mateus, apontam gastos da ordem de R$ 30 milhões com os festejos.

O OUTRO LADO

O site e canal CENSURA ZERO disponibiliza espaço, a qualquer tempo, para que o prefeito Daniel da Açaí ou o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, façam os esclarecimentos sobre a falta de médicos e outros profissionais da saúde nas unidades básicas da rede municipal.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA