Confirmando uma tendência anunciada, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro é, disparadamente, o que mais lançou candidatos próprios a prefeito no Espírito Santo. Sob a presidência estadual do senador Magno Malta, o Partido Liberal (PL) vai concorrer em nada menos que 49 municípios capixabas (se todos os pedidos de registro forem aprovados pela Justiça Eleitoral).
O Espírito Santo tem 78 municípios. Isso significa que o partido de Magno terá candidato a prefeito em mais de 60% das cidades capixabas – um número que, por si, chama a atenção.
Chama ainda mais a atenção na comparação com os outros partidos. No ranking das agremiações que mais lançaram candidatos a prefeito no Espírito Santo, o segundo colocado é o Partido Socialista Brasileiro (PSB). A sigla do governador Renato Casagrande, presidida no Estado por Alberto Gavini, pretende concorrer à prefeitura de 36 cidades (quase a metade).
Evidentemente, a influência pessoal do governador e o fato de o PSB governar o Espírito Santo ajudam a explicar essa capilaridade do partido, sobretudo pelo interior. O PSB não lançou nenhum candidato a prefeito na Grande Vitória.
Na sequência, vem um pelotão formado por quatro partidos. Podemos e PP têm 26 candidatos a prefeito cada um. O Republicanos lançou 24. E a Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), formada por PT, PCdoB e PV, pediu o registro de 23.
No Estado, o Podemos e o PP são presididos, respectivamente, pelos deputados federais Gilson Daniel e Josias da Vitória. Os dois são possíveis candidatos a governador em 2026. O PT também tenciona participar com protagonismo da próxima corrida ao Palácio Anchieta.
O pelotão seguinte vem bem atrás. É aberto pelo MDB, cujo presidente no Espírito Santo é o vice-governador Ricardo Ferraço. O partido tem 13 candidatos a prefeito. Ricardo também é cotado como possível candidato à sucessão de Casagrande.
No Espírito Santo, um total de 20 partidos ou federações têm pelo menos um candidato a prefeito no Espírito Santo.
Abaixo, apresentamos o ranking completo das legendas que mais têm candidaturas, em ordem decrescente:
1º PL: 49
* PL (isolado): 30
2º PSB: 36
3º Podemos: 26
3º PP: 26
5º Republicanos: 24
6º Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV): 23
7º MDB: 13
8º PSD: 11
9º União Brasil: 10
10º Federação PSDB/Cidadania: 9
10º PDT: 9
12º Federação PSol/Rede: 8
12º DC: 8
14º Agir: 6
15º Avante: 3
15º PMB: 3
15º PRD: 3
15º PRTB: 3
19º Novo: 2
20º Mobiliza: 1
…
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COM INFORMAÇÕES DA COLUNA VITOR VOGAS, DO SITE ES360