Um policial atirou e matou um suspeito que parecia já estar rendido durante uma abordagem que aconteceu na manhã de quarta-feira (1º/03), em Pedro Canário. Uma câmera registrou a cena.
O governador Renato Casagrande determinou a apuração do caso. O comandante- geral da PM, coronel Douglas Caus, disse que a polícia tinha apreendido uma arma com a qual o jovem trocou tiros com os policiais.
Ao todo, três militares participaram da abordagem. As identidades deles não foram divulgadas. Eles foram detidos e levados para prestar depoimento na sede do 13º Batalhão de São Mateus.
As imagens mostram um policial de frente para o adolescente, que está sentado em uma calçada. Um segundo militar pula o muro e se aproxima, enquanto o primeiro policial caminha em direção ao carro da polícia.
O vídeo mostra ainda que o militar que pulou o muro fica de frente para o adolescente, que se levanta e nessa hora o policial atira duas vezes contra o jovem. Boletim traz versão da polícia sobre confronto em Pedro Canário.
Os dois cabos e um soldado envolvidos no episódio da morte do rapaz em Pedro Canário, disseram que estavam perseguindo suspeitos de tráfico de drogas no bairro São Geraldo, após uma denúncia anônima.
VEJA VÍDEO NO INSTAGRAM DO ‘CENSURA ZERO’:
DETALHES DA OCORRÊNCIA
A denúncia dizia que uma dupla de traficantes conhecida como “Gêmeos”; estaria armada, num prédio do bairro, após um homicídio ocorrido no dia anterior. As informações constam no boletim de ocorrência.
Ao verem os agentes se aproximando, os indivíduos fugiram pelo telhado de uma casa vizinha, desobedecendo diversas ordens de parada feitas pelos policiais. Ao cercarem a casa, um dos policiais viu que um dos fugitivos estava com uma arma.
Foi pedido que ele largasse o revólver, mas ele preferiu atirar quatro vezes em direção ao militar, que respondeu atirando seis vezes. O rapaz continuou em fuga, pulando muros de casas da vizinhança.
A perseguição continuou. O jovem atirou novamente duas vezes na direção do militar que revidou com mais quatro disparos. Nesse momento o rapaz caiu com a arma na mão. Foi pedido novamente para que ele largasse a pistola, no que foi atendido.
Um soldado que acompanhava a operação, aproximou-se do suspeito e conseguiu pegar a pistola, que estava com oito munições no carregador e uma na câmara da arma.
Os policiais levaram o ferido para o Hospital Menino Jesus, onde o médico de plantão informou que o rapaz não resistiu aos ferimentos e morreu.
Foram seis perfurações sendo uma no ombro esquerdo, uma no ombro direito, uma no braço direito, uma no braço esquerdo e dois na barriga.
O outro fugitivo foi detido próximo a uma loja de material de construção. Com ele foram apreendidos uma pistola, nove munições e uma arma falsa.
Os PMs envolvidos já estão presos e serão levados para Vitória, onde ficarão detidos no presídio militar, dentro do Quartel do Comando-Geral da PM, em Maruípe.
PLANTÃO CAPIXABA – A GENTE MOSTRA O ESPÍRITO SANTO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA