Dados divulgados pelo portal Você S/A destacam que a força de trabalho feminina domina as áreas de atendimento ao cliente e telemarketing, representando expressivos 59,5%. Isso significa que, no Brasil, as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, especialmente nos setores de relacionamento, onde se destacam pela empatia e personalização de discursos.

Elas são capazes de se comunicar de forma clara e objetiva, consequência de uma ótima escuta ativa. Além disso, são multitarefas, onde conseguem, em curto espaço de tempo, resolver problemas com mais facilidade por olharem de vários ângulos, enxergando várias possibilidades.

“Especialmente no atendimento ativo de cobrança, tratar o cliente de forma humanizada é indispensável. As mulheres costumam ser empáticas e compreensivas, trazendo um conforto para quem está passando pelo momento difícil de endividamento, facilitando uma negociação nos termos que o consumidor consiga cumprir”, comenta Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL, especialista em cobrança amigável e jurídica.

Acolhimento e eficiência

Esse comportamento, muitas vezes associado à habilidade natural de lidar com as emoções e necessidades dos outros, resulta em um atendimento mais acolhedor e eficaz, favorecendo a satisfação dos clientes, culminando na recuperação do crédito. Além do mais, mulheres têm uma melhor inteligência emocional, conseguindo permanecer no controle mesmo sob condições de pressão de um cliente irritado, por exemplo.

“Um consumidor com dívidas muitas vezes se sente envergonhado por não honrar seus compromissos. Ao ser cobrado de forma gentil e humanizada, ele se sente acolhido, aumentando a sua abertura para acordos e negociações”, complementa Edemilson. Todo esse conjunto de habilidades é um diferencial competitivo no mercado, especialmente em um cenário onde o consumidor a cada dia preza mais pela qualidade do atendimento.

Atualmente, o grupo KSL se destaca não somente pelo seu modelo de cobrança humanizada, mas também pela valorização da liderança feminina na empresa. Das posições de gestão, 47% são ocupadas por mulheres, refletindo seu compromisso em promover a igualdade de gênero e reconhecer o talento e a competência dessas profissionais.

Mulheres em cargos de liderança trazem novas perspectivas e estratégias para aprimorar o relacionamento com os clientes e a eficiência dos processos.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | COLABORAÇÃO: ROWENA ROMAGNOLI ASSESSORIA DE IMPRENSA