O presidente da Afides, Solange Polito Areia Lodi, participou da sessão da Câmara de São Mateus nessa segunda-feira (3/06). Usando o espaço da tribuna livre, ela detalhou os sintomas da fibromialgia e os malefícios da doença no quotidiano de quem tem a doença.
Solange ambém agradeceu aos vereadores por derrubarem o veto do prefeito Daniel Santana, o Daniel das Festas (PDT), ao Projeto de Lei 043/2024, que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no âmbito do Município de São Mateus.
Com a lei, fica instituída a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia: “É considerada pessoa com fibromialgia aquela que, avaliada por médico reumatologista, fisiatra ou com especialização em dor crônica, preencha os requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia ou órgão que a venha substituir”.
Conforme a proposta aprovada, para que as pessoas com fibromialgia estejam asseguradas pelos mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência, serão consideradas diretrizes da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, o que inclui atendimento multidisciplinar.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA