Príncipe Charles convida governador Casagrande para lançamento de fórum de iniciativas sustentáveis

241

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu o convite do príncipe Charles, herdeiro do trono da Inglaterra, para participar da SMI-Brasil Race to Zero Investment Forum, que acontece nesta quinta-feira (4/11), em Glasgow, na Escócia – onde acontece a 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26). O evento marca o início de uma cooperação mais ampla entre a Sustainable Markets Initiative(SMI) e o Brasil.

A entidade foi lançada pelo príncipe Charles no ano passado com foco em 10 pontos, que visam catalisar uma ação mais ousada e imaginativa na próxima década. Em carta enviada ao governador capixaba, o herdeiro do trono da Inglaterra destacou a liderança dos estados brasileiros na questão ambiental.

“Na corrida para a COP-26, observei a notável liderança dos estados brasileiros, cidades e empresas que se inscreveram na campanha Corrida para Zero (Race to Zero). Ao mesmo tempo, os investidores em todo o mundo estão cada vez mais se voltando para investimentos sustentáveis, direcionando o financiamento privado de forma a permitir a transição para um sistema de baixo carbono. Isso não é bom apenas para o planeta, é um bom negócio. Já se foram os dias em que se fazia um investimento sustentável significava assumir um risco financeiro – o inverso agora é frequentemente verdadeiro”, diz um dos trechos da carta.

Casagrande terá um momento de fala e vai apresentar ao príncipe Charles o modelo de governança do Consórcio Brasil Verde, do qual foi eleito o primeiro presidente e conta com a adesão de 22 governadores. O chefe do Executivo capixaba comentou a importância dessa agenda. “Falarei em nome dos governadores para apresentar a nossa proposta com o Consórcio Brasil Verde, pois o príncipe Charles é um militante nessa área ambiental. Vou também abordar o que estamos fazendo no Espírito Santo”, antecipou.

CONSÓRCIO BRASIL VERDE

Ainda nesta quinta-feira (4), o Consórcio Brasil Verde será lançado oficialmente durante o Brazil Climate Action Hub, que faz parte da programação da COP-26. Além de Casagrande, participaram os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Gladson Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Helder Barbalho (Pará). A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participará de forma virtual.

Durante o evento, serão também apresentados projetos regionais associados à criação do Consórcio, além da promoção de canais de troca de experiências entre membros dos Governos Estaduais brasileiros e possíveis financiadores e parceiros internacionais. O objetivo é fortalecer ainda mais a governança subnacional brasileira e torná-la cada vez mais eficaz no cumprimento de suas agendas climáticas.

Casagrande se reunirá também com os emissários da China e dos Estados Unidos. Estão agendadas reuniões com o enviado especial da China para o Clima, Xie Zhenhua, e o emissário americano Jonathan Pershing, que representa o enviado especial dos Estados Unidos para questões climáticas, John Kerry.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!