Fiscais do Procon Municipal de São Mateus foram capacitados pelo Procon-ES, na última semana, para atuarem no segmento de fiscalização dos postos revendedores de combustíveis líquidos. O treinamento teve como objetivos ampliar a rede de fiscalização e intensificar as ações nos postos.
Durante as operações, os agentes realizaram testes de qualidade do combustível líquido, testes de vazão nos bicos das bombas, para verificar se está indo para o tanque realmente o que o consumidor paga. Além de constatar a presença de placas obrigatórias da ANP do Procon e a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor para consulta, dentre outras normas.
288 AÇÕES
Posto de combustível é o segmento mais fiscalizado pelo Procon-ES. A demanda é grande, e no ano passado, o órgão realizou 288 ações fiscalizatórias nessa área. Um aumento de 176,92% comparado ao ano de 2017. Neste ano, quase 40 postos já foram fiscalizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Marataízes, Presidente Kennedy e São Mateus.
“O objetivo desse treinamento prático, foi de capacitar os agentes municipais para que possam fiscalizar os postos revendedores de combustíveis e atender às demandas dos seus municípios. Vamos ampliar a rede de fiscalização e intensificar as ações”, explicou Lana Lages, diretora-presidente do Procon-ES.
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA
FONTE: ASCOM PROCON-ES