O prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), não lamentou as três mortes nem prestou solidariedade pública às famílias enlutadas e dos feridos na tragédia registrada na Exposama 2023, na madrugada de sábado (23/09) para domingo (24), no Parque de Eventos, que resultou em três mortes e duas pessoas feridas. A lamentável ocorrência foi registrada durante os festejos pelos 479 anos de São Mateus.

Além de prosseguir com a festa milionária (como se nada tivesse acontecido) no domingo à noite, com shows de Soró Silva e Naiara Azevedo, Daniel não veio a público dar explicações e também não autorizou os secretários Wagner Borges (Defesa Social), Albino Enézio dos Santos (Obras, Infraestrutura e Transporte) e Júnior Eler (Comunicação Social) a se pronunciarem sobre o assunto. Até a milícia digital (gabinete do ódio) que atua a mando dele com práticas reiteradas de crimes diversos, com achincalhamento público de autoridades e cidadãos de bem, e na defesa da gestão municipal, silenciou diante do fato, que teve destaque negativo em toda a Imprensa do Espírito Santo e na Imprensa nacional.

Já bastante criticado por gastar mais de R$ 20 milhões na festança em detrimento do quadro sofrível dos serviços públicos prestados pela Prefeitura de São Mateus, Daniel da Açaí foi chamado de “insensível e desumano” em rodas de conversas presenciais e no meio virtual nesta segunda-feira (25/09).

“A população precisa saber quem é, realmente, o prefeito de São Mateus. Um homem vingativo, covarde, pois mediante aos acontecimentos, ele continuou a curtir a festa! Nem mesmo um pronunciamento fez se solidarizando com as famílias. Insensível e desumano! Como se não fosse o bastante ele oferecer uma festa sem nenhuma estrutura para o povo”, afirmou, revoltada, uma moradora, que não terá o nome revelado para não sofrer retaliações.

“O chamado prefeito da periferia demonstra total insensibilidade com as famílias das vítimas”, frisou outro morador no Facebook. “É isso o que o prefeito de vocês gosta de ver. Se pegasse o dinheiro que gastou com essa b*sta e tivesse feito melhoria na Cidade, não teria acontecido nada. Mas, infelizmente, é isso que muitos mateenses gostam”, destacou outro internauta, indignado com Daniel da Açaí.

ESCANTEADO PELO GOVERNO DO ESTADO

Outro ponto a ser destacado é o desprezo que o prefeito Daniel Santana obteve do Governo do Estado nos festejos dos 479 anos de São Mateus. Foi a primeira vez na história que um representante do Palácio Anchieta não participou da programação oficial da comemoração do Aniversário de São Mateus e da Missa Solene em Homenagem ao Padroeiro da Cidade.

E motivos não faltam para esse escanteamento do Governo do Estado a Daniel da Açaí. O prefeito está com a imagem bastante negativa como gestor em função da péssima qualidade dos serviços públicos de saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura, obras, transporte coletivo urbano, funcionalismo público, abastecimento de água e tratamento de esgoto. A prioridade de Daniel da Açaí é para a realização de festas com gastos milionários e licitações fraudulentas, como comprovou a Polícia Federal.

Além disso, as obras com recursos estaduais que são colocadas sob responsabilidade da Prefeitura de São Mateus estão todas paradas ou problemáticas, a ponto de o Município não ter sequer uma obra a ser inaugurada por ocasião da Festa da Cidade. Com o governador Renato Casagrande (PSB) em viagem aos Estados Unidos e Canadá, o governador em exercício Ricardo Ferraço (PSDB) esteve no comando do Estado, mas, em visita ao Norte do Espírito Santo, passou longe de São Mateus.

JAGUARÉ E SÃO GABRIEL DA PALHA

No aniversário de São Mateus, na quinta-feira, 21 de setembro, Ricardo Ferraço esteve na cidade vizinha de Jaguaré, onde inaugurou as obras de pavimentação de ruas na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Também autorizou, ao lado do prefeito Marcos Guerra, o início da reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Patrimônio Nossa Senhora de Fátima, além da construção de três Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos bairros Boa Vista, Novo Tempo e Palmito. O investimento total do Governo do Estado em Jaguaré soma quase R$ 9 milhões.

Já em São Gabriel da Palha, a Capital Nacional do Café Conilon, o governador em exercício Ricardo Ferraço entregou, na sexta-feira (21/09), o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA