A assessoria do governador Renato Casagrande (PSB) confirmou ao CENSURA ZERO a presença do Chefe do Executivo Estadual a São Mateus na próxima segunda-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra. Por lei estadual, nesta data, ocorre a transferência simbólica da capital do Espírito Santo para São Mateus e este, conforme apuração do CZ, deve ser o gancho do Palácio Anchieta para descolar Casagrande da imagem ruim da gestão do prefeito Daniel Santana (sem partido).
Vale lembrar que o retorno de Casagrande à Cidade ocorre quase oito meses depois da última visita, no final de março. Nos festejos dos 479 anos do Município, em setembro, Casagrande estava em viagem ao exterior e nenhum representante do Governo do Estado esteve presente nos eventos da gestão do prefeito Daniel da Açaí.
Durante todo o dia, na segunda-feira (20 de novembro), feriado municipal, haverá atividades no Sítio Histórico Porto de São Mateus alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra. A programação será das 8h às 18h, mas está marcada para 10h20 a cerimônia de transferência da Capital do Estado para São Mateus, com a presença do governador Renato Casagrande.
No mesmo evento, conforme a assessoria, Casagrande assinará a ordem de serviço para início das obras de requalificação urbana do Sítio Histórico Porto de São Mateus, com recursos estaduais.
SAÚDE
Em seguida, às 9h50, o governador e comitiva farão a entrega das obras de reforma do Hospital e Maternidade São Mateus e de unidades de tratamento intensivo neonatal-Utins, no Bairro Ideal.
Também está prevista visita às obras do Complexo de Saúde Norte do Espírito Santo, que inclui o novo Hospital Roberto Silvares, no Bairro Nova Era, sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), atualmente comandada pelo ex-deputado estadual Freitas (PSB).
LADEIRA DO BESOURO
Casagrande também deve vistoriar as obras de contenção e urbanização da Ladeira do Besouro, entre o Centro e a Avenida Cricaré. O Governo do Estado liberou R$ 51 milhões para a Prefeitura de São Mateus executar as obras, que demoraram a começar e foram contratadas a uma empresa mediante adesão a ata de um consórcio de Minas Gerais.
A execução dos serviços pela gestão do prefeito Daniel da Açaí já tem indícios de irregularidades quanto à retirada, ao transporte e à destinação de terras da cratera que se formou nas chuvas fortes que caíram em São Mateus no final de 2022.