São Mateus deve concluir obras de restauração da Biquinha Histórica até o final de janeiro

519

A Prefeitura de São Mateus está prestes a concluir as obras de restauração e revitalização da Biquinha, patrimônio histórico e fonte de água natural do Município.

De acordo com o Setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, a previsão é que os trabalhos estejam finalizados até o final de janeiro. A obra é financiada com recursos federais, com contrapartida da Prefeitura.

A Assessoria de Comunicação destaca que o reservatório da Biquinha foi restaurado, assim como a revitalização de sua edificação. Foram construídos quatro novos pontos de abastecimento e um novo reservatório, permitindo que a fonte seja utilizada por mais pessoas ao mesmo tempo.

“A Biquinha passará a ter também uma área de convivência, com iluminação nova, praça com bancos e mesas, uma academia para a terceira idade e um parquinho infantil. Ao redor da área está sendo instalado um gradil, que é etapa final da obra”, destaca o site da PMSM.

SOBRE A BIQUINHA

A Biquinha Histórica é um reservatório de água do Município construído em 1880, com um sistema de captação de águas das nascentes localizadas no sopé da encosta do Vale do Rio Cricaré, abaixo dos terrenos da Catedral, para levar água potável, por gravidade, até o Chafariz do Porto.

É um dos pontos turísticos e históricos mais visitados do Município. É a inspiração da máxima “Quem tomar água da Biquinha e comer Moqueca de Judeu, nunca mais sai de São Mateus”.

VEJA MAIS FOTOS:

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FOTOS: SITE PMSM

COMENTE ESTA NOTÍCIA!