O prefeito em exercício Ailton Caffeu criou, nessa segunda-feira (4/10), uma comissão formada por servidores dos diversos escalões da Prefeitura que tem a missão de fazer visitas in loco em vários pontos do Rio Cricaré, na busca de um trecho ainda não atingindo pela cunha salina para definição de novo ponto de captação de água bruta do Saae. Caffeu marcou uma reunião com o governador Renato Casagrande para esta quarta-feira (6).

“Já falta água em alguns bairros, mesmo com os 15 poços artesianos funcionando simultaneamente; e a solução paliativa encontrada foi o abastecimento com carros-pipa”, destaca a Secretaria de Comunicação, em nota à Imprensa.

A medida de identificar novo ponto para captação de água no Rio Cricaré foi uma das decisões tomadas na reunião convocada por Caffeu com vereadores, secretários municipais, servidores públicos de segundo escalão e representantes do Saae e de instituições do Município.

O prefeito em exercício Ailton Caffeu confirmou que marcou para esta quarta-feira (6/10), uma agenda com o governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória, para a qual levará “uma série de reivindicações para amenizar o problema da água”. O deputado estadual Freitas e os vereadores também estarão presentes.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

No encontro, Caffeu e os vereadores trataram pela primeira vez sobre o Decreto nº 12.828 2021, que coloca o Município de São Mateus em situação de emergência por causa da estiagem. O ato foi assinado no dia 24 de setembro ainda por Daniel Santana, quatro dias antes de ele ser preso em operação da Polícia Federal e, posteriormente, ser afastado do cargo de prefeito.

Na reunião realizada pelo prefeito em exercício com os demais agentes, foram debatidas possíveis soluções a longo, médio e curto prazo. Caffeu disse que solicitará 20 carros-pipa ao governador Renato Casagrande, além de recursos para investimento em logística e equipamentos.

De acordo com a Secom-SM, a Prefeitura de São Mateus espera também o reconhecimento do Decreto de Situação de Emergência pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.

VEJA TAMBÉM:

ESTIAGEM – 4 dias antes de ser preso, Daniel decretou ‘situação de emergência’ em São Mateus; Prefeitura e Câmara não deram transparência ao ato

Empossado prefeito, Caffeu diz que suspenderá contratos da Prefeitura com empresas do esquema fraudulento de Daniel, em São Mateus; veja VÍDEO

POSSE DE CAFFEU – Apontados como omissos com Daniel, vereadores Fundão, Kacinho e Balanga reaparecem constrangidos após ‘rega-bofe do camarão VG’

SÃO MATEUS – Na posse de Caffeu, Simião pede a colegas fim da barganha de apoio por cargos na Prefeitura; ele também cobrou mudança no secretariado

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA