SÃO MATEUS – Prefeito Daniel retém veículos e deixa pacientes sem transporte em ‘ação de fachada’ para Bolsonaro; entenda o caso

-

Pacientes que precisam da Prefeitura de São Mateus para o deslocamento para a realização de consultas e exames em Vitória iniciaram a semana sem o transporte público feito por automóveis da Secretaria Municipal de Saúde. A situação foi denunciada ao CENSURA ZERO no final da manhã desta segunda-feira (7/06) e confirmada depois de apuração jornalística dos fatos. A ordem para retenção dos veículos seria do próprio prefeito Daniel Santana (sem partido), que estaria montando uma possível “ação de fachada” para fazer recepção ao Presidente Jair Bolsonaro, que tem visita marcada à Cidade na sexta-feira (11/06).

“Dois veículos que fazem o transporte de pacientes e acompanhantes para Vitória todos os dias foram plotados e estão impedidos de circular esta semana. Isso é ação de fachada, porque o Presidente vem a São Mateus”, indignou-se uma fonte ouvida pelo CENSURA ZERO. A informação é que o prefeito Daniel Santana mandou recolher os veículos, para serem apresentados como uma das ações no enfrentamento à covid-19 e valorizar a solenidade de entrega oficial das 434 casas do Bairro Aroeira, na próxima sexta (11).

De fato, o CENSURA ZERO flagrou os dois veículos Fiat Grand Siena expostos na tarde desta segunda-feira (7/06) em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, no Bairro Carapina, quando era para os veículos estarem em Vitória, sendo utilizados no transporte de pacientes com consultas e exames agendados. Na plotagem dos veículos, indicativo que confirma a suspeita da fonte sobre um serviço oportunista: “UNIDADE MÓVEL DE TESTAGEM RÁPIDA E TRATAMENTO IMEDIATO – COMBATE AO COVID-19 – A NOSSA LUTA É PELA PRESERVAÇÃO DA VIDA!”.

PACIENTE NA FILA DE TRANSPLANTE

A Reportagem apurou que uma paciente de 25 anos, que aguarda na fila de transplantes de coração, foi uma das prejudicadas nesta segunda-feira (7/06). Ela tinha exames de sangue marcados em uma clínica em Vitória e teria de estar na Capital até as 11h, mas, apesar dos esforços, não conseguiu viajar para o atendimento.

O CENSURA ZERO tentou contato com o secretário de Saúde, Henrique Follador, para que ele explicasse a situação, mas o telefone celular remetia à caixa postal. Extraoficialmente, uma fonte disse que nem o secretário havia sido informado da retenção dos veículos e, por isso, ainda tentava entender a decisão do prefeito, que, se for mantida, poderá prejudicar cerca de 10 pacientes até sexta-feira (11/06).

VERBA FEDERAL

Vale lembrar que o Município de São Mateus recebeu cerca de R$ 19 milhões do Governo Federal para ações de enfrentamento à pandemia da covid-19.

Há itens de gastos com contratações no Portal da Transparência da PMSM, mas oficialmente o prefeito Daniel Santana e a Secretaria de Saúde ainda não detalharam publicação a prestação de contas da verba federal.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO disponibiliza espaço para o prefeito Daniel Santana e o secretário municipal de Saúde caso queiram se manifestar sobre o conteúdo desta reportagem.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!