SÃO MATEUS – Projeto da Escola Pio XII passa para a 2ª fase da Fercite 2021, a Feira Regional de Ciência e Tecnologia

145

Estudantes, professores e direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pio XII, em São Mateus, comemoram a classificação do Projeto Ervas Medicinais do Jardim Alice Bezerra para a segunda fase da Fercite – Feira Regional de Ciência e Tecnologia 2021, realizada pela Superintendência Regional de Educação de São Mateus.

O tema da Fercite 2021 é Do Plantio ao Paladar: Aspectos Culturais, Nutricionais e o Combate ao Desperdício de Frutas e Hortaliças, base no Ano Internacional das Frutas e Vegetais (IYFV), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do IYFV e da Fercite é aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais e para saúde do consumo de frutas e hortaliças, além da promoção de estilos de vidas diversificados, equilibrados e saudáveis para reduzir o desperdício de alimentos, especialmente os perecíveis. 

O Projeto Ervas Medicinais do Jardim Alice Bezerra nasceu da existência de um gracioso jardim da Escola Pio XII, fruto do projeto de jardinagem do professor e escritor Jorge Verly. Em virtude da Fercite, a ideia foi pensada e elaborada coletivamente com as estudantes Ana Luisa Barbosa Jorge (8º02), Maria Eduarda S Ferreira (9º02) e Nicolly Arruda dos Santos (7º01), sob a orientação das professoras Leandra do Rosário Américo Santiago (Sala de Recurso), Márcia Pinto Carrafa e Aparecida de Santana Gomes (Ciências).

Ao observar o Jardim, elas sentiram a necessidade de produzir, cultivar, resgatando o uso de chás como remédios naturais para a prevenção de doenças mais comuns. “Assim, o contato com a terra, a pesquisa e o envolvimento interdisciplinar serão extremamente importantes para a reflexão sobre o ambiente em que a comunidade escolar está inserida”, destaca Leandra.  

Conforme a professora, “essas duas etapas incluem a modalidade prática (plantio do jardim) regional e internacional, e a próxima mais curtidas dos vídeos produzidos”. A premiação terá medalhas e certificados.

FERCITE 2021

A Feira Regional de Ciência e Tecnologia busca proporcionar uma aprendizagem com foco na investigação progressiva, explorando o protagonismo juvenil para despertar o interesse dos estudantes pela Ciência, partindo da premissa de que é possível trabalhar conceitos básicos dos diversos componentes curriculares a partir da investigação científica.

A Fercite 2021 é realizada no formato on-line, buscando a divulgação e a visibilidade da produção dos alunos, neste período de excepcionalidade, devido ao distanciamento social imposto pela covid-19.

VEJA O VÍDEO DE CHAMADA DA FERCITE 2021: CLIQUE AQUI!

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!