SÃO MATEUS – PSB não define candidatura a prefeito(a) em convenção, mas Preta segue à disposição para compor majoritária

692

Em convenção municipal, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) em São Mateus homologou 10 candidaturas a Vereador(a), sendo sete homens e três mulheres, mas não definiu candidatura a Prefeito(a) ou a Vice-prefeito(a), deixando a discussão em aberto para a composição com outros partidos. Preta, que foi o destaque da pré-campanha no Município, segue à disposição da sigla para compor chapa majoritária. O encontro foi realizado na noite desta terça-feira (15/09), no auditório do Hotel Norte Palace.

A convenção foi comandada pelo presidente municipal do PSB, ex-deputado Freitas, com a participação do presidente estadual Alberto Gavini e do secretário estadual do Movimento LBGT, Rogério do Amaral Oliveira, além do assessor do senador Marcos do Val, Humberto Ker de Andrade. Não passou despercebida a ausência de representante da Secretaria Estadual de Mulheres, que tem à frente a vice-governadora Jaqueline Moraes, incentivadora da pré-candidatura de Preta.

Foi, até o momento, a convenção mais concorrida realizada em São Mateus. Estiveram presentes candidatos a prefeito homologados em convenção e dirigentes partidários de DEM, Progressistas, Solidariedade, PCdoB, PV, PSC, Patriota, PSD e PMB, além de representantes de Rede e Podemos, que apenas passaram pelo local. Lideranças políticas, empresariais e comunitárias também acompanharam os trabalhos.

Freitas encaminhou a pauta junto aos filiados, com presença significativa de mulheres. O primeiro item foi a autorização dos votantes para que a Comissão Executiva Municipal do PSB encaminhe as articulações para formação de chapa de prefeito e vice-prefeito com partidos aliados. Depois, houve deliberação para que Freitas, como presidente municipal, faça os encaminhamentos dessas articulações até o final desta semana, além da escolha dos delegados para representar o partido junto à Justiça Eleitoral.

Ele reiterou que a pré-candidatura de Elisângela Nascimento, a Preta, “foi uma manifestação legítima dela” como filiada, sem participação direta do comando do partido em São Mateus. Freitas leu mensagem oficial da secretária municipal de Mulheres do PSB, enviada por e-mail, na qual oficializou à sigla seu nome como pré-candidata a Prefeita de São Mateus. Ela segue à disposição do partido para as articulações majoritárias dos próximos dias.

APOIADORES DE PRETA

Líder comunitária e mobilizadora social muito conhecida em São Mateus, Preta foi prestigiada na convenção do PSB por um grande número de apoiadores, a maioria mulheres. No entanto, por conta do atendimento a protocolos de enfrentamento à covid-19, o acesso ao auditório foi liberado apenas para filiados, convidados e imprensa.

Líderes partidários e candidatos a prefeito homologados em convenção discursaram no encontro. A maioria destacou a necessidade de união para apresentação de um projeto de oposição ao da gestão atual.

Preta fez agradecimentos e destacou que se sentia vitoriosa por chegar à convenção, depois de tanta resistência interna, tornando-se “a primeira mulher a colocar o nome para a disputa da Prefeitura de São Mateus”. Ela apresentou aos presentes, no sistema de som, áudio de um vídeo de apoio à sua pré-candidatura gravado pelo senador Marcos do Val.

“Vencemos a primeira batalha e não foi nada fácil chegar até aqui. Mas provamos que, com a união das pessoas, é possível caminhar na direção certa. A mulher tem voz dentro da política, sim, e agora é seguir em frente trabalhando muito para conquistarmos o nosso objetivo”, disse Preta após o término da convenção do PSB.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!