A roubalheira na gestão do prefeito Daniel Santana (sem partido), constatada na Operação Minucius e descrita com provas contundentes em inquérito da Polícia Federal e em denúncias do Ministério Público Federal (MPF) à Justiça Federal, foi um dos assuntos debatidos na primeira sessão ordinária da Câmara de São Mateus, no final da manhã desta quinta-feira (6/10). Foi a primeira reunião dos vereadores nas novas instalações do Legislativo, nos antigos prédios da Prefeitura, Centro da Cidade.

A sessão no Palácio Matheus Cunha Fundão, o Palácio Teteu, teve discursos contundentes e um racha na base de apoio a Daniel da Açaí, por conta das escolhas os vereadores nos votos para deputado federal e Presidente da República.

Os vereadores Laílson da Aroeira (Solidariedade), Adeci de Sena (Cidadania), Cristiano Balanga (Pros), Preta do Nascimento (PSB) e Ciety Cerqueira (PT) defenderam a candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).

Houve divergências, no entanto, nas escolhas para deputado federal: Lailson e Adeci lamentaram a derrota de Freitas (PSB), enquanto Balanga tripudiou, enaltecendo a vitória de Paulo Folleto (PSB). Preta, que rechaçou a correligionária Jacqueline Moraes e apoiou Da Vitória (PP), candidato apoiado por Daniel, lamentou a derrota de Rose de Freitas na luta pela reeleição ao Senado.

DISCURSOS

O discurso mais contundente partiu do vereador Carlinho Simião (Podemos), que também apoiou Freitas para a Câmara dos Deputados. No entanto, ele fez um apelo ao atual vereador de Vitória e deputado federal eleito Gilvan da Federal (PL) para que “seja o deputado federal de São Mateus”, que fez campanha em São Mateus, com discursos veementes contra gestão do prefeito Daniel Santana e o rombo de R$ 54 milhões dos cofres púbicos detectado pela Polícia Federal.

Carlinho Simião foi além: revelou que, na condição de presidente da Comissão Processante que teve relatório favorável à cassação do prefeito Daniel na Câmara de São Mateus, procurou o governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta, para discutir a situação e saiu frustrado.

“Lá, Vossa Excelência [Casagrande], simplesmente, só fez uma fala e não veio aqui. E o povo de São Mateus estava querendo o resultado daquela Comissão. Tava querendo, sim, o resultado daquela Comissão”, afirmou o vereador em discurso. Na sequência, Simião declarou apoio a Manato (PL) para o segundo turno da disputa ao Governo do Estado.

APELO A GILVAN

Ao final do discurso, Carlinho Simião reforçou o apelo ao deputado federal eleito Gilvan da Federal: “Foi eleito com a segunda maior votação desse Estado. Não foi novidade para mim, porque eu já sabia que ele ganhava(sic), pelo trabalho que ele faz, que ele está sempre defendendo. Gilvan, ajuda São Mateus! São Mateus não teve nenhum deputado federal eleito; nós estamos contando com você; eu estou conclamando, o Povo de São Mateus está pedindo!”.

Gilvan da Federal foi o quarto candidato a deputado federal com mais votos em São Mateus, obtendo 3.589 sufrágios. Com mais votos do que ele no Município ficaram apenas Freitas (PSB), com 10.918; Dr. Jorge Silva (Republicanos), com 7.957 votos; e Professor Keydson Quaresma (PTB),com 6.572 votos.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA