O servidor público estadual comissionado Wan Borges, que é pré-candidato a vereador de São Mateus, rebateu denúncia feita por moradores ao CENSURA ZERO de suposto uso de serviços públicos de saúde para potencializá-lo no início da disputa à Câmara Municipal. A reportagem que tratou do assunto foi publicada nessa segunda-feira (8/04) e envolveria também o chefe de um órgão público municipal da área de saúde e representantes da Associação de Moradores do Bairro Morada do Ribeirão [veja abaixo].

Procurado pelo CZ para dar sua versão dos fatos, Wan Borges afirmou que sua atuação na organização para atendimento com exames oftalmológicos e cirurgias ginecológicas ocorreu na condição de membro da diretoria da Associação de Moradores, como Diretor Social. “A saúde mateense é prioridade dentro das associações”, afirmou.

Ele fez elogios aos profissionais de saúde, “desde o auxiliar de serviços gerais, os vigilantes e até os médicos, fortalecendo o trabalho das unidades de saúde do município”, salientando que seu trabalho é de orientação a quem mais precisa.

Na reportagem publicada pelo CENSURA ZERO, é destacada nota de esclarecimento da Coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Bairro Morada do Ribeirão frisando que não estava ciente da respeito dos procedimentos médicos oferecidos por terceiros a serem prestados pela Unidas sem autorização do Secretário Municipal de Saúde.

Em nota encaminhada à Reportagem do CZ, Wan Borges fez esclarecimentos sobre os exames de vista, os exames e cirurgias ginecológicas e sua atuação no caso denunciado. Veja abaixo:

Exames de vista

“Esses exames de vista, citados pelo site, são feitos através do programa Saúde Mais, o Saúde Fácil, foi Governo do Estado, lá em Conceição da Barra. O paciente dá entrada no sistema, aguarda e o sistema identifica o grau de urgência e necessidade da pessoa, e ela vai lá e realiza o seu exame de vista. Não é só o exame de vista, ao todo 14 procedimentos são realizados lá em Conceição da Barra. Esse benefício veio para São Mateus e foi disponibilizado para as associações de moradores. Eu, como um dos diretores de associação, fiz meu papel de cidadão, que é o de informar no grupo de WhatsApp do bairro – e também fora do grupo – que teríamos esses benefícios”.

Exames/cirurgias ginecológicos

“Com relação aos exames ginecológicos, eles são feitos através do pedido do médico ginecologista e a paciente dá entrada na unidade de saúde, aguarda e é chamada. Quem identifica o grau de urgência e de necessidade de cada paciente, e como será feito o exame, é a própria unidade de saúde do bairro. Eu, como morador do bairro e cidadão, orientei a população a ser bem atendida a dar entrada de forma correta no sistema, a fazer os seus atendimentos com calma e, com isso, ter mais qualidade, conforto e segurança. É disso que a população mateense precisa: atendimento de altíssima qualidade”.

Agente público

“Eu, enquanto agente público, enquanto pessoa física, enquanto diretor da associação do bairro Morada do Ribeirão, preciso lutar sempre para que a população mateense seja atendida de forma qualificada, segura e confortável. Eu procuro trabalhar bem para levar os serviços públicos a quem mais precisa, de forma ética e transparente”.

VEJA TAMBÉM:

EXCLUSIVO – Em São Mateus, moradores da periferia denunciam possível uso ilegal de cirurgias e exames de vista públicos por pré-candidato a vereador; veja detalhes do caso do servidor estadual que envolve chefe de órgão de saúde municipal

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA