O prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido), exonerou a secretária municipal de Defesa Social, Cirlene Gomes de Oliveira, que estava no cargo havia apenas três meses. A confirmação foi feita por uma fonte da Prefeitura de São Mateus ao CENSURA ZERO. O motivo não foi especificado e, até a publicação desta reportagem, o decreto de exoneração ainda não havia sido publicado no site oficial da PMSM.
A exoneração ocorre em meio à vigência do decreto de situação emergência, assinado pelo prefeito Daniel, em 28 de dezembro, por causa do período de estiagem que estava sendo constatado no Município, com escassez de água; e, agora, com a volta dos alagamentos nas ruas de Guriri, devido ao início de janeiro chuvoso.
A passagem pública de Cirlene Gomes de Oliveira pelo cargo de secretária municipal de Defesa Social. O CZ chegou a registrar que foi desprestigiada na recepção de kits da Defesa Civil enviados pelo Governo do Estado, 28 dias após a nomeação. Na ocasião, o prefeito Daniel da Açaí apareceu junto com a secretária municipal de Agricultura, Paloma Pancieri, e o subsecretário de Obras, Francyberg Mota.
O CENSURA ZERO apurou que um membro atual do segundo escalão da Prefeitura de São Mateus, mesmo sem ter formação compatível com área de Defesa Social, é o mais cotado para assumir a pasta. Seria indicação de um vereador da base danielista na Câmara Municipal, com o qual tem laços parentescos.