SAÚDE FÁCIL – Governo do ES vai ofertar 87 mil consultas de especialidades nas quatro regiões do Estado

363

O governador Renato Casagrande anunciou, na tarde desta sexta-feira (17/01), o lançamento da primeira etapa do programa Saúde Fácil, com objetivo de reduzir a demanda reprimida dos últimos anos em atendimento especializado no Espírito Santo. Serão ofertadas 28 mil consultas de especialidades para o Sul do Estado e um total de 87 mil consultas em todas as quatro regiões. Os municípios terão atendimentos nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cardiologia, gastroenterologia e ortopedia. Os investimentos na Região Sul serão da ordem de R$ 840 mil.

Os atendimentos tiveram início nesta sexta-feira no Centro Regional de Especialidades, que fica na Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (CRECI Cachoeiro).

Em outubro de ano passado, a Secretaria da Saúde (Sesa) lançou editais para o credenciamento de instituições privadas, com fins lucrativos e sem fins lucrativos, interessadas em participar do programa. No total, o Governo do Estado investirá R$ 2.634.090,00 para ofertar mais de 87 mil consultas direcionadas às quatro regiões de saúde do Espírito Santo.

Casagrande destacou que, além de reduzir essa demanda reprimida pelos serviços, o programa também visa a dar celeridade ao atendimento especializado. “Estamos anunciando hoje [sexta-feira] um serviço importante para a saúde pública do Espírito Santo, que é o Saúde Fácil. Estamos credenciando entidades filantrópicas e privadas para que a gente possa prestar serviço de consulta e posteriormente de exames. Mas, neste momento, será de consulta para as pessoas que estão demandando no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

De acordo com o governador, o Saúde Fácil terá início com as consultas em oftalmologia, mas a meta é alcançar as 28 mil consultas anunciadas em várias especialidades. “Isso vai ajudar muito a diminuir a fila. É uma parceria que fazemos para também ajudar os municípios e os capixabas”, acrescentou Casagrande.

EDITAIS POR REGIÃO

Segundo o subsecretário de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, Gleikson Barbosa, o Kim, os editais foram publicados por região para garantir que as consultas sejam ofertadas o mais próximo possível de onde o usuário reside.

“A iniciativa vai ao encontro das propostas trazidas pelos projetos estruturantes da Sesa que visa a descentralizar os serviços especializados da Região Metropolitana e buscar as demandas específicas de cada região”, comentou.

SUS CAPIXABA

Kim destacou ainda que a Região Metropolitana atualmente concentra a maior carteira de serviços de saúde no Espírito Santo, mas que isso deve se transformar a partir das mudanças que estão sendo realizadas no Sistema Único de Saúde capixaba.

“Em março, nosso governador mandou um projeto de lei à Assembleia Legislativa, criando a tabela SUS Capixaba, que é a maior inovação do SUS capixaba através dos credenciamentos e acesso a consultas médicas especializadas. É uma forma de descentralizar o serviço de saúde, levando assistência médica especializada para mais perto da população dentro da sua região”, disse.

Cronograma previsto para início dos atendimentos de consultas (credenciamento) nas Regiões de Saúde:

1 – Dia 17/01: início das consultas na Região Sul (CRE – CACHOEIRO)

2 – Dia 23/01: início das consultas na Região Central (HJSN)

3 – Dia 03/02: início das consultas na Região Metropolitana (HEVV)

4 – Dia 07/02: início das consultas na Região Central Colatina (CRE)

5 – Dia 14/02: início das consultas na Região Norte São Mateus (CRE)

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | FONTE: SECOM-ES

COMENTE ESTA NOTÍCIA!