SAÚDE FLORESCER – Como alcançar nível de tranquilidade para satisfação e bem-estar

1231

POR DÔRA NEVES*

DÔRA NEVES

Ame a si mesmo. Cuide-se melhor do que o que faz com sua casa, seu carro, sua roupa, seus pertences, seus adornos e seus bichinhos de estimação.

Se você não se ama não será capaz de amar nada neste mundo e nem a outras pessoas. Parece redundante, mas não é. A falta de amor, que conhecemos como carência, é um estágio da doença emocional que corrompe o ser humano por dentro.

Por que corrompe? Porque a pessoa carente é sobrecarregada de sentimentos negativos e destrutivos, manifestando uma personalidade com tendência a desenvolver emoções tóxicas, como raiva, ódio, ira, inveja, ciúme, rebeldia, desamparo, distanciamento dos outros, tornando-a infeliz.

Existe um mapa interno em cada ser humano, que é pouco explorado, mas que se reflete externamente em cada atitude que ele expressa. Toda carência que nos afeta, seja no campo afetivo e pessoal, ou material, tem origem na forma como fomos tratados quando crianças. Nos vemos como fomos vistos por nossos pais e nos sentiremos valiosos ou não, de acordo com o que deles recebemos.

Então, há uma voz interna e silenciosa que reproduz o que vivenciamos dizendo: se eu não fui amado, como vou saber amar? Dentro dessa realidade existe todo tipo de desconforto, com os quais a pessoa carente não sabe lidar. Ela não sabe nem mesmo se é carente. Apenas sofre de algo “muito estranho”, que não consegue dizer o que é.

E passa a ver o mundo de forma distorcida pelos seus sentimentos e pensamentos desordenado, confusos e influentes. Dizendo para si mesmo: “Eu sou um estranho aqui”; “Preciso de atenção”; “Ninguém me compreende”; “Nada me serve”.

Por causa deste ESTADO MENTAL confuso e perturbador, a pessoa não tem paz, alegria, amor, muito menos tranquilidade. Daí a necessidade da terapia, um olhar amoroso de quem o vê sem JULGAMENTO e com COMPAIXÃO e EMPATIA, que só o profissional habilitado pode lhe proporcionar.

O Psicoterapeuta, o Terapeuta consciente, conhece variados métodos e técnicas que lhe apontam o caminho. Dentro do processo terapêutico e analítico, o consulente vai se descobrindo à medida que permite liberar os padrões negativos estruturados na mente.

E é obvio que não é uma tarefa fácil. Mas é um trabalho realizado com muito amor e respeito pelo ser que sofre. Vale a pena tentar. A PAZ COMEÇA NO SER.

NAMASTÊ!

*Dôra Neves é formada em Psicanálise Clínica, licenciada em Pedagogia (Supervisão e Orientação) e Terapia Holística.

Contato: Celular – (27) 98134-3908

Site – www.saudeflorescer.com.br/site/atendimento-online

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!