A nomeação pelo prefeito Daniel Santana (PSDB) do presidente do PSL, Delcimar Gonçalves de Oliveira, para o cargo de secretário de Governo na nova composição da equipe de gestão do mandato 2021-2024 causou muita polêmica em São Mateus. Isso porque o PSL teve candidatura própria a prefeito nas Eleições 2020 e Delcimar foi o coordenador da campanha da chapa Laurinho Barbosa-Duzinho. Em resposta, a direção do partido justifica que a aliança visa “o melhor para São Mateus”.
O prefeito Daniel Santana foi reeleito com 20.899 votos e a candidatura do PSL ficou na quinta colocação entre os 10 candidatos que concorreram no pleito, com 1.801 votos. A votação foi bem menor do que a dos candidatos a vereador(a), que alcançaram 6.000 votos. “O mau desempenho nas urnas pode ser explicado por diversos fatores, incluindo ter o nome colocado de última hora, descolamento da chapa de candidatos(as) a vereador(a) e erros na estrutura/estratégia de campanha, com gastos de R$ 30 mil”, destacou análise feita pelo BLOG DO ANDRÉ OLIVEIRA.
A nomeação repercutiu nas redes sociais, inclusive com afirmações de que a chapa do PSL teria sido “laranja”, ou não teria contado com o devido engajamento do presidente do partido. “O candidato dele era laranja (…)”, afirmou Eliane Taufner. “Ele (Delcimar) conquistou essa nomeação, afinal o PSL trabalhou de cabo eleitoral para o prefeito. Está aí o resultado: tiraram de Carlinhos os votos que lhe dariam a vitória, só não viu quem é cego. A nomeação? O bem se paga com o bem!”, afirmou Joelson de Oliveira, em comentário no Facebook.
O internauta Carlinhos Azevedo também mostrou descontentamento: “Política, a arte de fazer acordo: pouca vergonha”. Também pelas redes sociais, Mário José Alves da Encarnação se manifestou: “Política e políticos, aos poucos, vão perdendo a credibilidade”. Na mesma linha, Faier Faierbg comentou: “Jogo de cartas marcadas, simples assim”.
No entanto, houve também manifestações de apoio ao presidente do PSL, Delcimar Gonçalves de Oliveira. “Parabéns. Merece o cargo e vai fazer um bom trabalho”, afirmou Junior Barreto. Cosmerindo de Jesus Oliveira destacou: “O que tem que ser analisado é se o secretário nomeado tem ou não competência para assumir a tal secretária. As eleições ficaram para trás, ele é um cidadão igual a qualquer outro mateense. Vamos torcer para que ele exerça a sua função com qualidade”.
No Facebook, Lucas Souza também aprovou a nomeação: “Não sei quem é o nomeado. Mas eu torço para meu município crescer mais e mais a cada dia. Se foi uma nomeação que vá trazer benefícios para o povo, então que Deus o abençoe e prospere seu trabalho”.
O OUTRO LADO
O CENSURA ZERO fez contato em duas oportunidades com o presidente do PSL, Delcimar Gonçalves de Oliveira. Numa das tentativas, ele disse que estava almoçando e, na outra, afirmou que estava aguardando para consulta médica em um hospital particular de São Mateus. O CENSURA ZERO mantém a disponibilização do espaço para possível manifestação.
Já o vice-presidente da sigla, Lourival Santos, fez uma declaração pública pelo Facebook. Ele parabenizou o presidente Delcimar pela nomeação, afirmando que não vê “problema algum” e negou ter havido articulação de bastidores, “já que o mesmo tem qualificação para isso e a eleição municipal acabou no dia 15/11”.
Lourival complementou: “(…) a oposição também deve acabar, temos que pensar no melhor para São Mateus. (…) O PSL em São Mateus, com o esforço e dedicação da diretoria e de cada um dos candidatos, elegeu um Vereador e irá trabalhar para fazer o melhor para o Município de São Mateus”.
Há informações de bastidores de que outros filiados do PSL serão nomeados para cargos na gestão do prefeito Daniel Santana.
LAURINHO
O CENSURA ZERO fez contato com o ex-vereador Laurinho Barbosa, que foi o candidato a prefeito do PSL nas Eleições 2020, mas ele preferiu não comentar o assunto.
VEJA TAMBÉM:
CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA