Secretário da gestão Daniel faz previsão irreal sobre Ladeira do Besouro e macrodrenagem de Guriri: “obras precisam ficar prontas até o fim do ano”; intervenções ainda estão longe do início

O secretário de Defesa Social de São Mateus, Wagner Borges, fez uma previsão irreal sobre as obras de macrodrenagem de Guriri e as de contenção da encosta na Ladeira do Besouro, que ainda estão na fase de licitação do projeto e de estudos técnicos do solo, respectivamente. A declaração foi feita em entrevista a um site ‘027 Notícias’, da Grande Vitória.

Ao ser indagado pela Reportagem sobre qual é a situação atual de São Mateus, Wagner Borges respondeu que “um dos maiores desafios é o de concluir as obras em tempo real, referindo-se à contenção da encosta na Ladeira do Besouro e à macrodrenagem em Guriri. “As chuvas devem voltar à cidade no final do ano. As obras precisam ficar prontas antes disso”, afirmou o secretário da gestão do prefeito Daniel Santana.

LADEIRA DO BESOURO

No entanto, segundo nota da própria Prefeitura de São Mateus publicada no site oficial no início de junho, “o projeto para as obras de contenção e revitalização da Ladeira do Besouro e seu entorno estão em fase de planilhamento”. Será utilizado o sistema de muro gabião, que tem baixo impacto ambiental, visando manter o crescimento da vegetação ao redor sem utilizar concreto ou argamassa.

O desmoronamento da Ladeira do Besouro ocorreu com as fortes chuvas registradas em dezembro de 2022. As obras serão possíveis com a liberação de cerca de R$ 51 milhões pelo Governo do Estado. Mas ainda nem começaram; por isso é certo que não serão concluídas até o final de 2023, como faz crer o secretário Wagner Borges na reportagem de ‘027 Notícias’.

Em 12 de maio, em visita ao local, acompanhado de Borges e do secretário de Obras Albino Enézio, o prefeito Daniel da Açaí anunciou o início dos trabalhos da empresa responsável pela sondagem para estudo do solo que orientaria a elaboração do projeto definitivo das obras. Nem há informação oficial de que esses estudos do solo tenham sido concluídos.

MACRODRENAGEM DE GURIRI

Já as obras de macrodrenagem em Guriri foram lembradas publicamente pela gestão Daniel no longínquo dia 31 de março, quando da visita do governador Renato Casagrande a São Mateus.

Na ocasião, Casagrande anunciou que já estava “em fase de homologação a licitação para desenvolvimento do novo projeto de macrodrenagem para o balneário de Guriri, cujas obras devem ser iniciadas ainda em 2023”. O registro consta de nota publicada no site oficial da PMSM.

ENTREVISTA DO TENENTE-CORONEL

Wagner Borges, que é tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, concedeu uma longa entrevista ao jornal online ‘027 Notícias’, com atuação na Grande Vitória e comandado pelo jornalista Arnóbio Manso Paganotto. Borges conta detalhes de sua experiência de 30 anos na corporação, destacando que iniciou a carreira em São Mateus em 1986, permanecendo na Cidade até 2001.

Perguntando sobre o trabalho desenvolvido, desta vez, em São Mateus, o atual secretário de Defesa Social diz que chegou por ocasião das chuvas fortes do final do ano passado: “Eu me sentia moralmente obrigado a ajudar a cidade que tanto me ajudou e me ensinou”.

Wagner Borges destaca que o Comando Geral do Corpo de Bombeiros autorizou sua permanência em São Mateus e frisa: “O governador Renato Casagrande também pediu para que eu permanecesse por lá apoiando o município”.

Em outro trecho da entrevista ao site ‘027 Notícias’, ele agradece ao governador Casagrande e cita novamente as obras da Ladeira do Besouro e da macrodrenagem de Guriri: “Ele liberou recursos para reconstruir a Ladeira do Besouro, que foi muito afetada. Ele liberou profissionais da Seturb para começarem as obras de macrodrenagem de Guriri, para que o lugar nunca mais alague”. Apenas não esclareceu que as obras ainda nem começaram.

POSSIBILIDADE DE CANDIDATURA A PREFEITO

Wagner Borges já foi candidato a prefeito de Vila Velha em 2020 e a deputado federal em 2022, pelo Republicanos. Nas duas oportunidades, obteve cerca de 13 mil votos. Perguntado se tem planos de se candidatar a prefeito de São Mateus, ele afirma que “não”. E completa: “Querem criar um clamor para que eu seja candidato. Mas eu já disse ao prefeito [Daniel da Açaí], ao governador [Renato Casagrande] e à minha família que não vou pensar nisso agora”.

Ele afirma que, como secretário de Defesa Social, está focado na missão que recebeu de preparar a cidade para que não seja mais castigada pelas chuvas, mas deixa no ar a possibilidade. “Só vou pensar em eleições após janeiro do ano que vem, depois de cumprida minha missão”, salienta.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_imgspot_img
spot_img

OUTROS DESTAQUES

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!