Sites publicam fake news ligando ‘feminicídio’ a mulher que beijou Thullio Milionário em show; CENSURA ZERO apura a confusão

1783

Diversos sites sensacionalistas do País, inclusive de São Mateus-ES, no norte capixaba, e de Teixeira de Freitas, no sul baiano, publicaram uma notícia, apontada como fake news, sobre uma mulher que dançou com Thullio Milionário, beijou o cantor sertanejo no palco, durante um show, e teria sido vítima de suposto feminicídio. Tudo porque, esta semana, começaram a circular áudios em grupos de WhatsApp indicando que a mulher desse episódio seria uma jovem morta pelo namorado, na porta de casa, em uma cidade do interior da Bahia.

Segundo a notícia contestada, a moça teria sido executada pelo namorado, ainda enciumado com a situação envolvendo Thullio Milionário e com as brincadeiras dos amigos. Nos áudios atribuídos à mulher, há elogios à ‘pegada’ do cantor no palco e ao beijo, o que teria enfurecido o namorado ainda mais.

Conforme a publicação de sites sensacionalistas, a mulher assassinada seria Thamires Santos, moradora de Inhambupe-BA, que teria sido executada na quarta-feira (18/09). O CENSURA ZERO apurou, no entanto, que são fatos diferentes.

“Não é essa a mulher que aparece nas imagens com o cantor, que circulam nos grupos”, afirmou o jornalista Louro Magalhães, que publicou nesta sexta-feira (21/09) uma notícia desmascarando a fake news. Ele atua com o Blog do Louro Magalhães, em Vitória da Conquista-BA, a 124 Km (1 hora e 49 minutos) de Inhambupe, e foi contatado pelo CENSURA ZERO no início da noite desta sexta (21).

TATUAGENS

“No vídeo, está claro que a moça que dança e beija Thullio Milionário no palco não é Thamiris. O show, na verdade, foi gravado em Carnaubais, no Rio Grande do Norte, e não em Feira de Santana-BA, como circulam nos grupos”, afirmou Louro ao jornalista André Oliveira. Ele afirmou que “a moça que beijou Thullio tem uma tatuagem de uma pessoa com duas frases; a [mulher] da foto do assassinato tem uma tatuagem com símbolo de uma flor grande”.

O blogueiro baiano afirma que “o fato aconteceu, só que não é a mesma pessoa”. Ele acrescentou: “A moça que beijou Thullio Milionário, realmente, tem namorado. Tem foto dela com um cara, abraçados. Agora a [mulher] que morreu é outra”.

O assunto foi abordado também no programa ‘Notícias da Manhã’, da TV Mídia, nesta sexta-feira (21/09), e pelo Canal Arrochaí. Os dois apresentadores também afirmam que não há comprovação de que as mulheres envolvidas sejam a mesma pessoa.

ORIGEM DO VÍDEO

O CENSURA ZERO apurou que, de fato, Thullio Milionário se apresentou, na terça-feira (17/09), na festa em comemoração dos 56 anos de Carnaubais-RJ, juntamente com Calcinha Preta e Pode Balançar.

Fotos publicadas no site oficial da Prefeitura Municipal de Carnaubais confirmam que o vídeo que circula na internet, com Thullio dançando e beijando a fã, foi gravado no evento. Ele aparece com a vestimenta (calça, camisa e chapéu) no vídeo e nas fotos, inclusive beijando outras mulheres no palco.

NOTA DA REDAÇÃO:

O CENSURA ZERO, que tem em sua linha editorial a premissa de ser fonte de informação correta e segurança nas redes sociais e internet, é Veículo de Comunicação atuante no combate a fake news e sua propagação.

Tal conduta vai de encontro à liberdade de expressão com responsabilidade, agride atuação do Profissional Jornalista, por conta da responsabilidade social inerente à profissão, e é, acima de tudo, a prática de crime, além de imputação e inducação de atos criminosos.

O CENSURA ZERO orienta aos(às) cidadãos(ãs) que denunciem casos de fake news para que possibilitem às autoridades competentes a investigação e a punição com os rigores da lei.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA | VÍDEO: WHATSAPP | FOTOS: REPRODUÇÃO E SITE PREFEITURA DE CARNAUBAIS-RN

COMENTE ESTA NOTÍCIA!