SOFRIMENTO NA SAÚDE – Com US-3 sem médico, Pronto Socorro do Hospital Roberto Silvares fica lotado em São Mateus

-

Quem precisou de atendimento médico em São Mateus neste fim de semana viveu mais um drama com a lotação do Pronto Socorro Externo do Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS). Tudo porque a US-3, responsável pela saúde básica e sob a responsabilidade da Prefeitura, segue sem atendimento médico aos sábados e domingos.

Mesmo sem poder gravar imagens, respeitando o ambiente de atendimento de saúde emergencial, a Reportagem do CENSURA ZERO constatou a superlotação neste domingo (29/08). O setor de triagem ficou bastante movimentado na parte da manhã e, no interior, do PS Externo do HRAS, um grande número de pacientes se acumulava aguardando atendimento.

“Vim acompanhada do meu marido, por causa de uma infecção no dedo [anular] da mão esquerda. Era um caso para ser resolvido na US-3, mas vim direto pra cá, porque lá não tem médico. Muita gente aqui está reclamando, o atendimento aqui [PS Externo do HRAS] está bastante tumultuado”, relatou uma paciente de 43 anos, que precisou ficar no soro, recebendo medicação líquida contra dor e para baixar a pressão arterial.

A comerciária afirmou que sentiu que muitos servidores da Saúde acabam ficando estressados com a superlotação e ficam ríspidos na abordagem aos pacientes. Ela passou por situação semelhante, mas afirmou que a grande maioria dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos demonstram dedicação e paciência, mesmo com as condições adversas.

DIFICULDADES

A equipe do CENSURA ZERO presenciou a reclamação de um homem que tentava atendimento para um senhor de 59 anos, com deficiência na fala. A segurança permitiu a presença dele no setor de triagem (na área lateral da unidade hospitalar), mas, como o paciente tem menos de 60 anos, a enfermeira não queria permitir que ele acompanhasse o idoso deficiente para atendimento na área interna.

“Eu precisei argumentar bastante com ela, para que ela entendesse que ele não consegue falar e dizer o que está sentindo, ou precisando. Pela deficiência e também porque está passando mal. Eu consigo entendê-lo e consigo colaborar no atendimento, até porque ele fica muito nervoso com toda a situação”, destacou o acompanhante, que conseguiu permissão para auxiliar o médico.

MOVIMENTAÇÃO

Apesar da grande movimentação no Pronto Socorro Externo do Hospital Roberto Silvares, a Reportagem pode constatar cenas que caracterizam o bom atendimento da segurança e de servidores públicos no local, além de gestos de solidariedade de acompanhantes em favor dos pacientes.

Nas conversas, reclamações sobre a gestão da saúde pública pela Prefeitura de São Mateus, especialmente quanto à falta de atendimento médico na US-3.

O OUTRO LADO

O CENSURA ZERO tentou contato, sem sucesso, com a Secretaria Municipal de Saúde, para buscar informações sobre a falta de atendimento médico na US-3.

A Reportagem também não conseguiu ouvir a Coordenação do Pronto Socorro Externo do Hospital Roberto Silvares, para comentar a superlotação no atendimento neste fim de semana.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

spot_img

VEJA TAMBÉM:

Open chat
Olá, seja bem-vindo(a) ao portal CENSURA ZERO!
-Faça seu cadastro para receber Boletins Informativos em Transmissão pelo WhatsApp e autorizar o envio de notícias!
-É simples, rápido e seguro, nos termos da nossa Política de Privacidade, disponível no site.
-Deixe seu NOME COMPLETO e a CIDADE onde mora!
Obrigado e volte sempre!