Tinta para sobrancelha: o que é e como aplicar

497

Assim como acontece com a maquiagem, com o cabelo e com as roupas, os tipos de sobrancelhas também mudam conforme a época. De desenhos mais naturais a sobrancelhas mais mais finas e arqueadas, o design que está em voga muda ao longo dos anos e é adotado por muitas pessoas. Mas a nova tendência são as sobrancelhas mais preenchidas e, por isso, trouxemos informações sobre a tinta para sobrancelha, que promove esse tipo de resultado.

Considerada como a moldura dos olhos, o mercado de produtos e tratamentos relacionados às sobrancelhas tem crescido cada vez mais. Quando falamos em preenchimento, existem diversos centros de estéticos que fazem micropigmentação, por exemplo. Além de existirem cada vez mais especialistas em design de sobrancelha, que conseguem harmonizar a sobrancelha de cada pessoa de acordo com o seu rosto. Então, para quem se interessa por esse tipo de cuidado, não faltam opções.

Como a nova moda relacionada a esse pelos são sobrancelha com formato mais definido, bem preenchida e mais grossa, pessoas com pelos mais finos e com algumas falhas podem recorrer às tintas para sobrancelha. No entanto, é importante saber que essas tinturas são diferentes daquelas usadas para pintar o cabelo e já já te explicamos o porquê. Saiba mais sobre tintas para sobrancelha a seguir.

O que são as tintas para sobrancelha

Esse tipo de tinta é um dos métodos de pigmentação para sobrancelhas, ajudando a preencher falhas, a escurecer os pelos ou até a deixá-los mais claros. Algumas pessoas que possuem os cabelos loiros e as sobrancelhas muito escuras, por exemplo, podem preferir diminuir esse contraste com a coloração.

É importante também utilizar tinturas específicas para essa região. As tintas de cabelo não devem ser aplicadas nas sobrancelhas, pois podem provocar irritação e alergia nessa região, que é mais sensível que o couro cabeludo. As substâncias presentes nas tintas para cabelo podem ser muito agressivas para essa região dos olhos, então, nada de utilizá-las nas sobrancelhas ou cílios.

As tintas para sobrancelha tem sua fórmula testada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por isso são seguras para ser usadas. Além disso, se você tiver dúvidas sobre como fazer, procure alguém que seja especialista e vai saber a melhor forma de fazer a aplicação. Até porque alguns passos precisam ser tomados antes de colorir a região. Vamos falar disso mais adiante.

Tinta natural, tinta orgânica e henna

Existe uma variedade de tipos de tinta para sobrancelha. Essas tinturas possuem diferentes tipos de composição e de duração. Por isso, você deve escolher baseado na forma como você quer que a sua coloração fique. A tintura natural é composta por pigmentos extraídos de plantas, flores, raízes, vegetais e folhas. Dessa forma, elas são indicadas para quem possui a pele mais sensível à alergias, pois são pigmentos que não provocam irritação.

Já a tintura orgânica é mais utilizada nas indústrias farmacêuticas, de cosméticos e em tatuagens. Sua composição vem de produtos como carbono, madeira, lã e papel. Por isso, não costumam ser hipoalergênicas como as naturais.

Existe também a henna, que também é bastante utilizadas como tinta para sobrancelha. No entanto, diferente das outras tintas, ela tem uma menor durabilidade, saindo depois de uma semana, enquanto as tintas duram de 15 a 30 dias. Isso ocorre porque a henna colore a pele e não os fios, por isso é mais indicada para a cobertura de falhas. Já a tinta consegue colorir os fios, escurecendo-os e dando a impressão de mais volume.

Vantagens de colorir as sobrancelhas

Existem diversas vantagens em colorir as sobrancelhas dependendo de qual seja seu objetivo. Você pode preencher sua sobrancelha e cobrir falhas e, como falamos anteriormente, a henna é ótima para isso. Além disso, esse é um processo rápido e fácil que você pode fazer em casa, além de não ser definitivo. Desse modo, você pode observar que tonalidade fica melhor para você, se você prefere uma tintura mais escura ou mais suave.

Existem também tonalizantes que clareiam os pelos. Esses são muito usados por pessoas que têm os cabelos mais loiros ou claros e as sobrancelhas muito escuras. Dessa forma, é possível diminuir esse contraste entre o cabelo utilizando a tinta para sobrancelhas. Ademais, você pode utilizar essa forma de pigmentação para deixar as sobrancelhas mais marcadas.

Esse tipo de tinta costuma durar de 15 a 30 dias, em alguns casos até seis semanas. Durante a aplicação, cubra bem os fios, garantindo que a sobrancelha está bem preenchida com a tintura. Deixe menos tempo se você prefere uma sobrancelha mais natural, mas se você gostas delas mais marcadas, deixe a tintura por alguns minutos a mais. Saiba também que o excesso da tintura sai durante as lavagens, então você saberá o resultado definitivo dois dias depois de pintar os pelos.

Como aplicar a tinta para sobrancelha

Existem diversas marcas no mercado e, geralmente, cada uma possui suas próprias especificações de uso na embalagem. No entanto, algumas instruções básicas são utilizadas sempre e é importante conhecê-las antes de fazer a aplicação da tinta na sobrancelha.

O primeiro passo é ter o design de sobrancelha que você deseja, pois a tinta não irá servir para modelar a sobrancelha. Por isso, observe bem, veja se tem algum fio que você considera fora do lugar e deseja remover para depois ir para aplicação. Depois, utilize um algodão com água micelar para remover qualquer impureza da sobrancelha, como maquiagem e oleosidade. Você pode fazer um contorno de leve também, delimitando bem a sobrancelha para facilitar a aplicação.

Em seguida, você precisará da tintura, em pó ou pomada, no segundo caso você também utilizará uma água oxigenada volume 10; um recipiente para a mistura e uma pequena espátula para misturar e aplicar, pode ser um pincel, palito de dente ou uma haste flexível, nesse caso, remova o algodão da ponta. Depois basta misturar bem 2 centímetros da pomada a 20 gotas da água oxigenada, até se formar um creme. Na tinta em pó, você irá utilizar uma pequena quantidade misturada com uma ou duas gotas de água e também misturar bem.

Em tintas usadas para clarear os pelos, você deixar até 20 minutos, sendo que em 5 minutos ela clareia 1 tom, em 10, 2 tons e em 20 minutos, 3 tons. Nas tintas para escurecer os fios, o tempo irá depender muito da marca da coloração, por isso, fique atenta às instruções da embalagem. Enquanto você deixa a sobrancelha absorver a pigmentação da tinta, aproveite para remover os excessos com uma haste flexível. Por fim, remova a tintura com um algodão embebido em água ou em água micelar.

CENSURA ZERO – AQUI TEM CONTEÚDO! | REDAÇÃO MULTIMÍDIA

COMENTE ESTA NOTÍCIA!